A BNCC para a Língua Portuguesa propõe que a centralidade d...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3044510 Não definido

O componente Língua Portuguesa da BNCC dialoga com documentos e orientações curriculares produzidos nas últimas décadas, buscando atualizá-los em relação às pesquisas recentes da área e às transformações das práticas de linguagem ocorridas neste século, devidas em grande parte ao desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Assume-se aqui a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, já assumida em outros documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para os quais a linguagem é "uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história" (BRASIL, 1998, p. 20).


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental − Anos Iniciais e Finais. Brasília: MEC, 2017.


Acesso em: https://tinyurl.com/mp67aezv

A BNCC para a Língua Portuguesa propõe que a centralidade do texto deve ser a unidade de trabalho, adotando perspectivas enunciativo-discursivas. Isso significa que os textos devem sempre ser relacionados aos seus contextos de produção e que o desenvolvimento de habilidades deve estar ligado ao uso significativo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de textos em diversas mídias e semioses.
Alternativas