A escolha e organização dos métodos de desinfecção e esteril...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Inaladores, máscaras de nebulização, cânula endotraqueal, espéculos vaginais, mamadeiras e bicos de mamadeiras.
A questão aborda a classificação dos materiais de acordo com o risco de infecção ao qual eles expõem os pacientes e as exigências de desinfecção e esterilização. Segundo as diretrizes, os itens são classificados em três categorias: críticos, semicríticos e não críticos.
Materiais semicríticos são aqueles que entram em contato com mucosas ou pele não íntegra, mas não penetram em tecidos estéreis do corpo. Eles requerem, no mínimo, desinfecção de alto nível, pois apresentam um risco moderado de transmissão de microrganismos.
Justificando a alternativa correta (B): A alternativa B cita itens que são tipicamente usados em contato com mucosas ou pele não íntegra, como inaladores e máscaras de nebulização, que são usados para administrar medicamentos diretamente nas vias respiratórias. Os espéculos vaginais são usados em exames ginecológicos e, portanto, entram em contato direto com mucosas. Todos estes itens se enquadram na classificação de semicríticos.
Alternativas incorretas:
A - Termômetros, cabo de laringoscópio, bacias, cubas, jarros e baldes. Estes são itens diversos, alguns dos quais podem ser considerados semicríticos, como o cabo de laringoscópio, mas bacias, cubas, jarros e baldes são tipicamente não críticos.
C - Instrumental cirúrgico, endoscópios, laparoscópios, tubos de látex, vidraria e borracha para aspiração. Esta alternativa mistura itens críticos, como instrumental cirúrgico e endoscópios, que requerem esterilização, com itens que podem ser semicríticos ou não críticos dependendo do uso e contexto.
D - Copos e talheres, comadres e patinhos, recipiente para guardar mamadeiras, peças de mão dos motores e matérias de fibra ótica. Esta alternativa também mistura itens que são tipicamente não críticos, como copos e talheres, com itens que podem ser semicríticos dependendo do uso, como peças de mão de motores odontológicos.
E - Agulhas, instrumentais cirúrgicos, soluções injetáveis, cateteres intravasculares. Todos são itens críticos que penetram em tecidos estéreis ou sistema vascular e, portanto, requerem esterilização.
Compreender a classificação de itens críticos, semicríticos e não críticos é essencial para garantir a segurança dos processos de desinfecção e esterilização, bem como a segurança dos pacientes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E ATENÇÃO...SE LIGUE AÍ QUE É HORA DA REVISÃO.
Artigo Crítico: todo equipamento que é utilizado em procedimentos invasivos, e que necessita de esterilização após o uso. Ex: Pinças cirúrgicas e lâminas de bisturi.
Artigo semi crítico: Todo equipamento que entra em contato com a pele não integra e mucosas, e que necessita de no mínimo desinfecção. Ex: mascara de nebulizador e lâmina de laringoscópio.
Artigo não crítico: todo equipamento que entra em contato com a pele íntegra e necessita apenas de limpeza após o uso. Ex: comadres e termômetro.
Artigos críticos – entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e devem ser esterilizados para uso, pois possuem alto risco de causar infecção.
Artigos semicríticos – são aqueles destinados ao contato com a pele não intacta ou com mucosas íntegras. Ex.: equipamentos respiratórios e de anestesia, endoscopia, etc. Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização.
Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível. Deve-se atentar para o risco de transmissão secundária por parte dos profissionais que lidam com o artigo e entrem em contato com o paciente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo