Associe as espécies de verminoses apresentadas na primeira ...
Associe as espécies de verminoses apresentadas na primeira coluna com suas respectivas características apresentadas na segunda coluna:
I. Ascaris lumbricoides;
II. Ancylostoma duodenale;
III. Enterobius (Oxyurus) vermicularis;
IV. Wuchereria bancrofti;
V. Ancylostoma braziliensis.
( ) O contágio se dá pela ingestão dos ovos, com o alojamento dos vermes no intestino grosso ou na região anal, provocando coceira anal, principalmente a noite;
( ) As larvas do verme penetram pela pele, depois alojando-se no intestino delgado, sendo chamado popularmente de amarelão;
( ) Estes vermes são introduzidos no corpo do hospedeiro através da picada do mosquito, podendo resultar na enfermidade conhecida como filariose;
( ) O contágio se dá pela ingestão dos ovos presentes em alimentos e água contaminada, ou por mãos sujas levadas a boca, com o alojamento dos vermes no intestino delgado;
( ) O contágio se dá pelo contato com as fezes de animais domésticos contaminadas pelas larvas do verme que penetram a pele, criando galerias que se assemelham a um mapa de estradas, sendo conhecidos como “bichogeográfico”.
A alternativa que apresenta a seqüência correta de associação de cima para baixo é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - III, II, IV, I e V.
Vamos entender melhor cada uma das alternativas e o que elas representam:
1. Enterobius (Oxyurus) vermicularis
Essa verminose, popularmente conhecida como oxiurose, é caracterizada pelo contágio pela ingestão de ovos, com o alojamento dos vermes no intestino grosso ou na região anal, provocando coceira anal, principalmente à noite. Assim, a primeira característica descrita se refere a Enterobius (Oxyurus) vermicularis.
2. Ancylostoma duodenale
Este verme causa a doença conhecida como ancilostomose ou amarelão. Os parasitas penetram pela pele e depois se alojam no intestino delgado. Portanto, a segunda característica está associada a Ancylostoma duodenale.
3. Wuchereria bancrofti
Este verme causa a filariose, também conhecida como elefantíase. Os vermes são introduzidos no corpo do hospedeiro através da picada do mosquito. A terceira característica, portanto, refere-se a Wuchereria bancrofti.
4. Ascaris lumbricoides
O verme causador da ascaridíase é comumente conhecido como lombriga. O contágio se dá pela ingestão de ovos presentes em alimentos e água contaminada, ou por mãos sujas levadas à boca, com o alojamento dos vermes no intestino delgado. Esta é a quarta característica.
5. Ancylostoma braziliensis
Este parasito causa a doença conhecida como bicho geográfico. O contágio se dá pelo contato com fezes de animais domésticos contaminadas pelas larvas do verme que penetram a pele, criando galerias que se assemelham a um mapa de estradas. A quinta característica refere-se a Ancylostoma braziliensis.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - I, III, IV, II e V
Nesta sequência, a primeira associação está incorreta, pois Ascaris lumbricoides não provoca coceira anal.
Alternativa C - V, IV, I, III e II
Aqui, a primeira e a quarta associações estão incorretas. "Bicho geográfico" é causado por Ancylostoma braziliensis, não sendo a primeira característica da lista.
Alternativa D - I, V, II, III e IV
A primeira e segunda associações estão incorretas. Ascaris lumbricoides não provoca coceira anal e Ancylostoma braziliensis não causa o "amarelão".
Alternativa E - III, I, V, II e IV
A terceira e quarta associações estão incorretas. Ancylostoma braziliensis não provoca "bicho geográfico" e Ancylostoma duodenale não é a quarta característica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo