A renomada arquivista Luciana Duranti, da Universidade de B...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250505 Arquivologia
A renomada arquivista Luciana Duranti, da Universidade de British Columbia, no Canadá, reconhece na Diplomática a ciência que, tendo sido originalmente desenvolvida para determinar a autenticidade de certos diplomas, acabou por implementar um sistema sofisticado de idéias sobre a natureza dos documentos de arquivo, sua gênese e composição, seu contexto organizacional, social e jurídico. E estabelece um paralelo entre a Diplomática, que examina os documentos como entidades individuais, e a Arquivologia, que os considera como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos entender a questão e a resposta correta.

A alternativa correta é: B - agregações

A questão aborda a relação entre a Diplomática e a Arquivologia. A Diplomática é uma ciência que originalmente se preocupava em determinar a autenticidade de documentos, mas evoluiu para um sistema mais sofisticado que examina a natureza dos documentos, sua gênese, composição e contexto. Luciana Duranti faz um paralelo entre Diplomática e Arquivologia, destacando que enquanto a Diplomática analisa documentos como entidades individuais, a Arquivologia os considera em seu conjunto, ou seja, como agregações.

Justificando a alternativa correta:

A palavra agregações faz referência ao modo como a Arquivologia trata os documentos, não isoladamente, mas sim dentro de conjuntos que refletem o contexto organizacional, social e jurídico em que foram produzidos. Isso é fundamental para a Arquivologia, que valoriza a inter-relação entre os documentos para compreendê-los plenamente.

Analisando as alternativas incorretas:

A - extensões: A palavra "extensões" não capta a ideia de conjunto ou agrupamento de documentos. "Extensões" poderia sugerir algo que expande um documento, mas não reflete a abordagem arquivística de considerar conjuntos documentais.

C - subordinações: O termo "subordinações" implica uma hierarquia ou dependência direta, o que não é o foco principal da Arquivologia ao considerar documentos como parte de um conjunto maior.

D - parcelas: "Parcelas" se referem a partes de um todo, mas não capturam a essência de como a Arquivologia considera documentos em seus contextos agregados.

E - dependências: "Dependências" sugere uma relação de interdependência, mas não aborda a noção de conjuntos ou agrupamentos de documentos de forma precisa.

A questão exige que o candidato compreenda a distinção entre uma análise individual de documentos (Diplomática) e uma análise contextual e agregativa (Arquivologia).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: B) agregações

Luciana Duranti é uma referência em arquivologia e tem realizado um trabalho significativo ao estabelecer pontes entre a ciência diplomática e a arquivologia. A Diplomática começou como uma ciência para verificar a autenticidade dos diplomas e documentos oficiais. Com o tempo, evoluiu para um sistema sofisticado de ideias sobre a natureza, composição e contexto dos documentos.

Duranti faz uma distinção importante entre a abordagem da Diplomática e da Arquivologia em relação aos documentos:

- A Diplomática vê cada documento como uma entidade única, examinando-o em sua individualidade.

- A Arquivologia, por outro lado, enxerga os documentos no contexto de um conjunto ou série, isto é, como parte de um grupo maior de documentos criados ou acumulados por uma entidade no curso de suas atividades.

Desta forma, ao considerar os documentos no âmbito da Arquivologia, a palavra que melhor descreve essa perspectiva é "agregações", pois os documentos são vistos em grupos ou conjuntos, e não isoladamente.

Portanto, a resposta correta é B) agregações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo