De acordo com ACSM, o exercício físico para pacientes com d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Prevenção do diabetes tipo 1
Vamos entender melhor a questão e por que a alternativa correta é a alternativa C. A questão aborda os benefícios do exercício físico para pacientes com diabetes tipo 2, de acordo com a American College of Sports Medicine (ACSM). Para responder corretamente, é necessário ter conhecimento sobre os efeitos do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças metabólicas, especificamente o diabetes tipo 2.
O diabetes tipo 2 é uma condição predominantemente metabólica que pode ser significativamente controlada por meio de exercícios físicos regulares. Esses exercícios ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e a controlar níveis de glicose no sangue, além de trazer outros benefícios metabólicos.
Agora, vamos analisar cada alternativa:
A - Controle Glicêmico: O controle glicêmico é um dos principais benefícios do exercício físico para pacientes com diabetes tipo 2. Exercícios ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue, melhorando a ação da insulina.
B - Hiperlipidemia: O exercício físico também tem um impacto positivo sobre os níveis de lipídios no sangue, ajudando a controlar a hiperlipidemia, ou seja, a presença de altos níveis de gorduras, como colesterol e triglicerídeos, no sangue.
C - Prevenção do diabetes tipo 1: Esta é a alternativa incorreta. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que o corpo ataca as células produtoras de insulina no pâncreas. A prática de exercícios físicos não tem efeito preventivo sobre o diabetes tipo 1, pois sua causa é diferente da do diabetes tipo 2.
D - Obesidade: A prática regular de exercícios físicos ajuda a controlar o peso corporal, prevenindo e combatendo a obesidade, que é um fator de risco para o diabetes tipo 2. Portanto, está correta em relação aos benefícios do exercício físico.
Em resumo, a alternativa C é a correta porque o exercício físico não atua na prevenção do diabetes tipo 1. Ele é, no entanto, benéfico para o controle glicêmico, hiperlipidemia e obesidade, que são fatores associados ao diabetes tipo 2.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
O termo hiperlipidemia (dislipidemia) significa altos níveis de gordura na corrente sanguínea. A hiperlipidemia inclui uma série de condições onde as gorduras estão elevadas mas, de maneira geral, ela se aplica a alta de colesterol e de triglicérides no sangue.
A atividade física é considerada como primeira opção para o tratamento da DM2 e há consenso de que o exercício melhora marcadores metabólicos nesses individuos, além de modular a inflamação, tanto aguda quanto cronicamente, tornando-se importante na prevenção de outras comorbidades (KANG; GUTIN; BARBEAU, 2002).
melhora no perfil lipídico;
redução dos riscos cardiovasculares;
aumento do gasto energético;
aumento da massa magra;
redução da massa gorda;
melhora da qualidade de vida;
melhora do controle glicêmico;
aumento da sensibilidade à insulina;
maior translocação da proteína transportadora de glicose, Glut-4;
aumento no número de Glut-4, diminuindo a dependência muscular da insulina;
maior eficiência na redução da resistência à insulina que os exercícios de resistência aeróbia;
prevenção e redução do acúmulo de gordura visceral, que é consenso ser mais inflamatória que a gordura subcutânea, independentemente do índice de massa corpórea (IMC) – portanto, favorecendo o surgimento das comorbidades.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo