No que diz respeito à pontuação, estariam preservadas a cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836973 Português

Texto para a questão. 


Internet: <corrreiobraziliense.com.br> (com adaptações).

No que diz respeito à pontuação, estariam preservadas a correção gramatical e a coerência do texto caso
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimento sobre o emprego dos sinais de pontuação.


Alternativa (A) correta - Quando o travessão é usado para destacar uma frase intercalada, acessória, isto é, uma informação a mais para o leitor, ele pode ser substituído pela vírgula.


Alternativa (B) incorreta - O termo “ainda" é um advérbio de inclusão de curta extensão (expresso por apenas um termo) deslocado no meio da frase. Por ser de curta extensão, é facultativo o uso das vírgulas para isolá-lo. Porém, ao isolá-lo, dando um certo destaque a ele, deve-se ficar entre vírgulas, a retirada de uma delas incorreria em erro gramatical. Ou vem entre vírgulas ou sem elas.


Alternativa (C) incorreta - Nesse caso, a inserção da vírgula estaria separando sujeito de predicado, fato que incide em erro gramatical. Não se separa sujeito de predicado, salvo se houver uma palavra ou frase intercalada.


Alternativa (D) incorreta - O ponto separaria duas orações subordinadas uma a outra. A oração após a vírgula é subordinada adverbial final reduzida de gerúndio.


Alternativa (E) incorreta - Embora não incorra em erro gramatical, o sentido mudaria, pois deixaria de ser uma oração restritiva para ser explicativa. Ademais, tornaria a frase incoerente, visto que a presença da vírgula iria exprimir uma ideia de que as pessoas, de modo geral, trabalham na linha de frente contra a covid-19, já sem a vírgula a ideia é de que o fortalecimento da saúde mental será para aquelas que trabalham na linha de frente contra a covid-19.


Gabarito da Professora: Alternativa (A).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito na alternativa A

Solicita-se julgamento das alternativas:

A) o travessão empregado à linha 27 fosse substituído por vírgula.

Correta. Via de regra, quando aplicado o travessão para isolar passagens explicativas ou informações intercaladas que adicionem à passagem original, respeitados os demais preceitos de pontuação, a substituição por vírgula é plenamente adequada.

B) a vírgula empregada após o termo “ainda” (linha 32) fosse suprimida.

Incorreta. O advérbio "ainda", empregado como sinônimo de "também", indicativo de inclusão, está deslocado para posição central da construção, entre verbo e objeto, devendo permanecer isolado por vírgulas. A retirada da vírgula após o termo separa indevidamente verbo e complementos.

C) fosse inserida uma vírgula após o termo “também” (linha 36) para dar destaque ao sujeito da oração.

Incorreta. A colocação da vírgula após o termo indicado causaria a separação entre o sujeito e predicado.

D) a vírgula empregada após o termo “mental” (linha 48) fosse substituída por ponto, feito o devido ajuste de iniciais minúscula/maiúscula no texto.

Incorreta. A passagem após mental, encabeçada por forma verbal de gerúndio, é oração gerundiva que não deve ser separada da construção do qual faz parte. Sua separação causa prejuízos semânticos à construção.

E) fosse inserida uma vírgula após o termo “pessoas” (linha 51).

Incorreta. Embora de modo geral a anteposição de virgula a oração adjetiva caracterize variante explicativa, não é possível sua aplicação no caso em tela.

O substantivo "pessoas", empregado sem anteposição de artigo definido, necessita termo que o restrinja, função realizada pela oração adjetiva restritiva posterior. A presença de oração adjetiva explicativa, sem outro termo que particularize ou restrinja o substantivo pessoas, leva à incoerente ideia de que todas as pessoas, sem exceção, trabalham na linha de frente contra a covid-19.

creio que a letra E estaria correta com a CESPE

pois coerência e sentido são termos distintos

O Gabarito também poderia ser a letra E,visto que na oração subordinada adjetiva eu posso inseri a vírgula,muda o sentido,mas a correção gramatical NÃO.

Sigo o seguinte entendimento sobre a E:

Oração subordinada adjetiva restritiva: dá a ideia de que há um que faz e outro que não faz. Se você restringe, é porque há outro elemento.

Ex: Mario que comprou o carro foi preso. Ou seja, há um Mario que comprou um carro e foi preso e há outro Mario que não comprou um carro e não foi preso.

Oração subordinada adjetiva explicativa: Generaliza tudo e dá a ideia de que TODOS fazem. São as mesmas pessoas.

Ex: Mario, que comprou o carro foi preso. Ou seja, todo Mario comprou um carro e foi preso.

Inclusive, isso já foi cobrado em uma questão da própria banca. Essa aqui: Q1770298

Agora, resolvendo a letra E:

No que diz respeito à pontuação, estariam preservadas a correção gramatical e a coerência do texto caso

E) fosse inserida uma vírgula após o termo “pessoas” (linha 51).

..........para as pessoas, que trabalharam na linha de frente contra a COVID-19.

Como já sabemos, não haverá erro gramatical, e sim mudança de sentido.

Fica coerente?

Na minha visão, não fica, porque, conforme expliquei, a oração subordinada adjetiva explicativa dá a entender que todas as pessoas trabalharam na linha de frente da COVID-19, o que não é verdade, já que nem todas as pessoas FIZERAM isso. Então, pode-se afirmar que a coerência não será mantida.

Fonte: Gramática do Pestana.

É uma parte mais aprofundada das orações subordinadas adjetivas.

Gab A!! Pode trocar por vírgula. (termo explicativo).

OBS: repara que há somente um travessão e não duplo. Isso acontece quando o termo isolado pelo travessão foi finalizar um período. Desta forma, termina somente com o ponto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo