O título dado ao texto, em função do que é lido, supõe que:
TEXTO
VIAGEM AO FOCO DA FEBRE AMARELA
Semanas antes do anúncio dos primeiros casos de febre amarela silvestre, em janeiro, a doença já assustava no Leste de Minas Gerais. Famílias de pequenos municípios choravam seus mortos e doentes em dezembro sem saber de que mal se tratava. Nunca tinham ouvido falar da doença na região. Macacos começaram a morrer meses antes. Após a zika, em 2015, e a chicungunha, em 2016, é o terceiro ano consecutivo sob o jugo de doenças transmitidas por mosquitos. Especialistas dizem que houve falha de vigilância sanitária e defendem vacinar a população de grandes cidades do Sudeste, principalmente Rio, Vitória e Belo Horizonte, para conter a propagação da doença.
(O Globo, 05/02/2017)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
b)
vai ser feita uma observação dos locais onde a febre amarela está presente.
GABARITO: letra B
Lendo o texto, percebemos que não há viagem, nem narrativa sobre uma viagem e nem uma pesquisa médica. Por eliminação, obtemos a resposta.
GABARITO: letra B
Analisando o título do texto, logo depois que o texto é lido, entende-se que não se trata de uma viagem sobre os casos de febre amarela, e sim de fatos recorentes onde serão feitas observações nos locais onde ela atua.
Vejamos o que a questão pede: "O título dado ao texto, em função do que é lido, supõe que:". Em outras palavras, não precisa perder tempo dizendo o que o texto é ou não é, mas o que a pessoa supõe que lerá ao ver o título.
Uma vez lido o título sabemos que se trata de uma viagem (conotativa) ao foco da doença. Ficar lendo muito o texto, neste caso, pode até confundir, porém, analisando a frase, vemos que foco remete a concentração/presença da doença e não sua origem, deixando apenas a assertiva B como a correta.
PsicoLobo ^||^ , complementando o seu parecer e tendo em vista que a segunda opção mais marcada é a letra "e" (e que, realmente, a letra "e" se aproxima da resposta certa), digo que é necessário ter em mente que o texto é predominantemente da tipologia textual dissertação. Penso que as pessoas podem responder a letra "e" por se descuidarem com a palavra conotativa "viagem", assim, atribuindo a ideia de uma narrativa. Mas é tudo falta de atenção, pois dentro do texto não há o vocábulo "viagem", o que ajuda dar um cheque-mate na ideia errada da assertiva "e".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo