No que diz respeito à pontuação no texto, estariam preserva...
Texto para a questão.
Internet: <medicina.ufmg.br> (com adaptações).
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CUIDADO
A questão apresenta múltiplo gabarito. Novamente a banca, embora clara ao solicitar apenas correção e coerência, considera incorretas alterações semânticas.
Solicita-se indicação do termo em que a inserção de uma virgula posposta não causaria prejuízos à correção e à coerência:
A) “covid-19” (linha 1).
Incorreta. O termo em destaque compõe o sujeito da forma verbal "deixar". A virgula posposta ao termo separa indevidamente sujeito e predicado.
B) “estudos” (linha 10).
Correta. As duas passagem coordenadas em adição que se encontram imediatamente após o termo em destaque, a segunda com o pronominal relativo implícito, são orações subordinadas adjetivas restritivas em função de adjunto adnominal. A utilização da virgula altera a classe das orações, que passa a ser explicativa, bem como sua função sintática, causando alguma estranheza à leitura, mas não causa prejuízo à correção ou coerência textual.
"...já existem estudos, que acompanharam contextos de guerras e epidemias e (que) verificaram sua relação com o aumento no consumo de drogas."
A alteração é principalmente semântica, fator não cobrado pelo enunciado.
C) “vinho” (linha 12).
Incorreta. A colocação de virgula após o termo, sem utilização de uma segunda virgula para isolar o termo alternativo que se seque, separa indevidamente sujeito e predicado.
"...uma dose de vinho ou um cigarro por dia não faz mal..." ou "...uma dose de vinho, ou um cigarro, por dia não faz mal...".
D) “gordura” (linha 26).
Correta. A passagem que se encontra logo após o termo em destaque, antecedida de conjuncional aditivo "e", é oração coordenada aditiva com mesmo sujeito, podendo a virgula ser empregada para fins de estilo ou ênfase.
E) “álcool” (linha 27).
Incorreta. O termo em destaque é sujeito da forma verbal posterior, a colocação da virgula separa indevidamente sujeito e predicado.
Gabarito da banca na alternativa D
Gabaritos corretos nas alternativas B e D
#Duplo gabarito# com explicado pelo colega.
A questão não pede semântica, apenas correção e coerência, evidenciando assim a correção do item B ( com a inclusão da virgula altera a classe da oração passando de restrição para explicação) e o item D que é oração coordenada aditiva com mesmo sujeito o qual a vírgula pode ser empregada como recurso estilístico.
Acredito que a Quadrix está tratanto questões de coerência como se fosse semântica. Não é a primeira questão que vejo isso.
Como muitos dizem, na hora da prova, marque a mais correta entre as corretas, rsrs
O qc poderia contratar o Ivan como professor para comentar as questões, Parabéns Ivan seus comentários é que estão nos salvando já que os professores do QC não comentam mais as questões!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo