O diodo de junção possui duas regiões de materiais semicondu...
Em um diodo típico de silício, em estado de condução, não há queda de tensão entre seus terminais.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
O diodo de junção, um dos componentes fundamentais na eletrônica, é formado por duas regiões de materiais semicondutores: tipo N (rico em elétrons) e tipo P (rico em lacunas). Quando um diodo de silício está em estado de condução, ou seja, polarizado diretamente, ele permite a passagem da corrente elétrica, mas não sem apresentar uma queda de tensão em seus terminais.
É importante compreender que, para que o diodo de silício conduza, a tensão nos seus terminais deve exceder uma barreira de potencial interna, comumente chamada de tensão de limiar, que é tipicamente de aproximadamente 0,7 volts para diodos de silício. Essa tensão é necessária para superar a barreira de potencial na junção PN e permitir que a corrente flua.
Portanto, a afirmação de que "não há queda de tensão entre seus terminais" está incorreta. Na verdade, há uma queda de tensão característica associada ao diodo de silício em condução, que é uma característica crítica no design de circuitos eletrônicos.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer por que a alternativa correta é E - errado e a entender melhor as características de condução do diodo de junção.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existe uma queda de 0,7V
Em um diodo de silício a queda de tensão é aproximadamente 0,7 V.
O diodo de silício tem uma queda de tensão de 0,7 V
No diodo de silício tem uma queda de tensão de aproximadamente 0,7 V. Podemos dizer que é uma taxa que ele cobra para poder funcionar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo