Existem vários contratos relacionados ao sistema de transmis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q282564 Engenharia Elétrica
Existem vários contratos relacionados ao sistema de transmissão de energia elétrica no Brasil, entre os quais estão o contrato de prestação de serviço de transmissão (CPST), o CUST e o contrato de conexão ao sistema de transmissão (CCT). Com relação a esses tipos de contrato, julgue o  item  que se segue.
Dada a garantia legal de livre acesso ao sistema de transmissão de energia, o acordo sobre a tarifa de uso do sistema, entre o usuário que acessa a rede e o proprietário da rede, realiza-se mediante CUST.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

 

 O Contratos de Uso do Sistema de Transmissão (CUST), estabelece os termos e condições que irão regular o uso da Rede Básica pelos usuários do sistema de transmissão, incluindo os seguintes elementos:

Prestação dos serviços de transmissão pelas empresas concessionárias ao usuário, mediante coordenação, controle e supervisão do ONS, observados os Procedimentos de Rede e a regulamentação vigente;

Prestação pelo ONS dos serviços de coordenação e controle da operação do SIN, e de administração dos serviços de transmissão prestados pelas concessionárias de transmissão, observados os Procedimentos de Rede e a regulamentação vigente; e

A administração pelo ONS da cobrança e liquidação dos encargos de uso da transmissão e a execução do sistema de garantias, atuando em nome das concessionárias de transmissão.

 

Celebram o CUST os geradores que se conectam à Rede Básica ou que sejam centralmente despachados, os distribuidores que se conectam à Rede Básica ou as DIT compartilhadas por mais de uma distribuidora e as unidades consumidoras conectadas à Rede Básica.

O negócio da transmissão de energia elétrica é bastante consolidado do ponto de vista legal e contratual, sendo completamente ancorado nas regulamentações vigentes, nos Procedimentos de Rede e em contratos específicos.

Estes contratos estabelecem os termos e as condições que irão regular tanto a prestação e uso do serviço de transmissão, como os mecanismos de suporte e cobertura necessários para a gestão e sustentabilidade do processo.

Cabe ao ONS a contratação e administração dos serviços de transmissão de energia elétrica que compreendem o uso e a prestação de serviços de transmissão.

O Contrato de Prestação do Serviço de Transmissão (CPST) é celebrado entre o ONS e as concessionárias de serviço público de transmissão. Ele estabelece os termos e condições técnicas e comerciais que irão regular a prestação dos serviços de transmissão. Por meio do CPST, os agentes de transmissão se comprometem a cumprir as condições de administração e coordenação estabelecidas pelo Operador na sua prestação de serviço ao usuário da rede de transmissão, como também autorizam o *ONS a representá-los perante esses usuários para assuntos referentes ao uso do sistema de transmissão, participando na celebração contratual e na gestão da apuração, da liquidação e dos mecanismos de garantia financeira associados à prestação do serviço.

Contrato de Uso do Sistema de Transmissão (CUST) é celebrado entre o ONS e os usuários conectados ao sistema de transmissão. Ele estabelece os termos e condições gerais que irão regular o uso da Rede Básica pelos usuários do sistema de transmissão. VEJA QUE O CUST SÓ É POSSÍVEL POIS O ONS POSSUI PODERES DE REPRESENTAR AS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇO DE TRANSMISSÃO PERANTE OS USUÁRIOS...*

O Contrato de Conexão (CCT) e o Contrato de Compartilhamento de Instalações (CCI) são contratos regulados classificados como externos e por isso, administrados pelos agentes de transmissão acessados por um usuário ou outra transmissora. Diferentemente do demais contratos regulados e de suporte, cuja elaboração e administração são de responsabilidade do ONS, nesses contratos o Operador desempenha apenas o papel de interveniência por obrigação legal, garantindo sua conformidade e aderência à regulamentação vigente.

O Contrato de Conexão (CCT) estabelece as condições e responsabilidades técnicas e comerciais que irão regular a conexão do usuário ao sistema. Ele assegura ao acessante que as condições para sua conexão à rede estão contratualmente viabilizadas, sendo celebrado antes do início das obras entre o acessante e a empresa concessionária de transmissão, com a interveniência do ONS.

Gostei

(0)

Respostas

(0)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo