“Famílias de pequenos municípios choravam seus mortos e doen...
TEXTO
VIAGEM AO FOCO DA FEBRE AMARELA
Semanas antes do anúncio dos primeiros casos de febre amarela silvestre, em janeiro, a doença já assustava no Leste de Minas Gerais. Famílias de pequenos municípios choravam seus mortos e doentes em dezembro sem saber de que mal se tratava. Nunca tinham ouvido falar da doença na região. Macacos começaram a morrer meses antes. Após a zika, em 2015, e a chicungunha, em 2016, é o terceiro ano consecutivo sob o jugo de doenças transmitidas por mosquitos. Especialistas dizem que houve falha de vigilância sanitária e defendem vacinar a população de grandes cidades do Sudeste, principalmente Rio, Vitória e Belo Horizonte, para conter a propagação da doença.
(O Globo, 05/02/2017)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O verbo ''tratar'', quando na sua forma pronominal, é sempre invariável, dado que virá seguido pela preposição “de”. Independente do termo a que se refere, esteja este no plural ou no singular, a inflexibilidade do verbo é obrigatória em ambos os casos. Vejam:
Ex.: Trata-se de ocorrências esporádicas, as quais costumam ser testemunhadas à noite. ----> Verbo no singular.
Ex.: A questão da água é delicada. Trata-se não apenas da redução do consumo, mas também de reconhecer seu valor. ----> Verbo no singular.
Como podem observar, o verbo ''tratar'', na circunstância em questão, não vai para o plural, pois o ''se'' funciona como índice de indeterminação de sujeito.
Gabarito E
Alguém poderia explicar melhor
a partícula SE é IIS, pois o verbo TRATAR é VTI, assim não há sujeito e, posteriormente, é obrigado estar no SINGULAR.
Linda questão.
Tem que se ligarrr
QUESTÃO DADA!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo