No que se refere a esse caso clínico, julgue o seguinte item...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781387 Medicina
  Lactente de cinco meses de idade, do sexo masculino, foi levado ao pronto-socorro com febre alta, iniciada há dois dias. A mãe do paciente relatou que a urina do bebê estava com odor muito forte e que, até o momento do atendimento médico, a criança havia apresentado vários episódios de vômitos. Durante o exame físico, a criança apresentou-se irritada ao manuseio, chorando muito, nauseada, fácies toxemiada e temperatura de 38,7 ºC. O médico solicitou um exame simples de urina (EAS) e uma urocultura, colhidos por cateterização uretral, cujos resultados mostraram presença de piúria, de cilindros piocitários e pH alcalino. Após diagnosticar a criança com infecção urinária, o médico solicitou a internação do paciente. 

No que se refere a esse caso clínico, julgue o seguinte item.

Para o tratamento desse paciente, deve-se indicar o uso do antibiótico nitrofurantoina até que se tenha o resultado da urocultura.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão julga como errada a utilização do antibiótico nitrofurantoína para o tratamento do paciente. A nitrofurantoína é um antibiótico usado para tratar infecções do trato urinário. No entanto, seu uso não é recomendado para crianças com menos de um ano de idade, por causa do risco de hemólise (ruptura das células sanguíneas) em pacientes com deficiência de G6PD (uma enzima que protege as células vermelhas do sangue) e também devido à imaturidade da função enzimática em neonatos. Ademais, a nitrofurantoína tem ação limitada apenas à bexiga urinária, sendo ineficaz em casos de infecções renais, que é uma consideração importante tendo em vista o quadro de febre alta e vômitos do paciente. Portanto, o médico deve optar por outro antibiótico para tratar a infecção urinária em lactentes. Portanto, a afirmativa é considerada errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo