A respeito desse caso clínico, julgue o item subsecutivo.Cas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781397 Medicina
  Uma criança de quatro anos de idade acordou com vômito, dor abdominal e respiração rápida, motivos pelos quais a mãe a levou ao pronto-socorro. No exame físico, constatou-se desidratação, emagrecimento, taquipneia, hálito cetônico e boa perfusão periférica. A mãe relatou que a criança havia perdido cerca de quatro quilos nos dois últimos meses, apesar de ter apresentado aumento do apetite. Informou ainda que a criança estava bebendo muito líquido e que voltou a urinar na cama. O médico solicitou a realização de alguns exames dos quais os principais resultados laboratoriais foram os seguintes: glicemia = 300 mg/dL; gasometria = pH de 7,1; bicarbonato = 14,9; e pesquisa de cetonuria positiva. Além desses exames, também foi solicitada a dosagem sérica de sódio e de potássio.

A respeito desse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

Caso o resultado da dosagem sérica de potássio desse paciente seja < 6,5 mEq/L, deve-se iniciar a infusão de potássio na velocidade de 0,5 mEq/kg/hora a partir da segunda fase de expansão (20 mL/kg/hora).

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata de um caso clínico de uma criança que apresenta sintomas clássicos de diabetes mellitus tipo 1, tais como emagrecimento, apesar do aumento de apetite, poliúria (urinar muito), polidipsia (beber muito líquido), hálito cetônico e glicemia alta (300 mg/dL). O texto a ser julgado é correto. Caso o nível de potássio sérico desse paciente seja inferior a 6,5 mEq/L, a infusão de potássio deve ser iniciada na velocidade indicada, a partir da segunda fase de expansão, como uma forma de tratar a hipopotassemia, que é um desequilíbrio eletrolítico que pode ocorrer durante o tratamento do cetoacidose diabética, uma complicação potencialmente letal do diabetes. A expansão volumétrica, com solução salina, é um componente chave do tratamento da cetoacidose diabética, ajudando a reverter a desidratação, melhorar a perfusão renal e reduzir os níveis de hormônios contrarregulatórios. Durante a segunda fase de expansão, a infusão de potássio é necessária para evitar a hipopotassemia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo