A trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil é marc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348628 Serviço Social
A trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil é marcada por influências teóricas neotomistas, positivistas, funcionalistas, fenomenológicas e marxistas. A aproximação de alguns assistentes sociais com os movimentos sociais e os partidos políticos de esquerda, ao final dos anos de 1950 e início da década de 1960 contribuíram para um contato inicial com as ideias marxistas.
No que se refere ao pensamento marxista e à profissão de Serviço Social, analise as assertivas abaixo:

I. Marxismo sem Marx refere-se à aproximação superficial que ocorreu, inicialmente, entre a profissão de Serviço Social e o pensamento marxista.
II. Marxista é um minucioso e rigoroso estudo inerente ao pensamento de Karl Marx. III. Marxiano corresponde aos estudos que foram construídos a partir da literatura de Karl Marx.
IV. A Teoria Social Crítica de Marx fundamenta a prática do assistente social na atualidade.
V. Prática do desenvolvimento de comunidade heterodoxo, que contava com profissionais bem próximos à teoria marxista.

É correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO.

I. Marxismo sem Marx refere-se à aproximação superficial que ocorreu, inicialmente, entre a profissão de Serviço Social e o pensamento marxista.

O termo “Marxismo sem Marx” é usado para descrever uma aproximação inicial e superficial entre a profissão de Serviço Social e o pensamento marxista. Isso ocorreu em um contexto em que o Serviço Social estava buscando se engajar com teorias sociais críticas e se distanciar de suas raízes mais conservadoras. No entanto, essa interação inicial com o marxismo muitas vezes não envolvia um engajamento profundo com as ideias de Marx, mas sim uma adoção mais superficial de alguns conceitos marxistas. Isso levou a críticas de que o Serviço Social estava se engajando com o “Marxismo sem Marx”, ou seja, adotando elementos do marxismo sem uma compreensão completa ou uma adesão total à teoria marxista. No entanto, é importante notar que, desde então, o Serviço Social tem se engajado de forma mais profunda e crítica com o marxismo

IV. A Teoria Social Crítica de Marx fundamenta a prática do assistente social na atualidade.

A Teoria Social Crítica de Marx tem uma influência significativa na prática do assistente social na atualidade. Nas décadas de 90 e 2000, identificou-se no Serviço Social três grandes tendências marxistas, sendo elas advindas dos pensamentos de Marx, Gramsci e Lukács. Essas tendências ocuparam os espaços de debates acerca da economia, política, cultura e ideologia, e trouxeram um acúmulo, principalmente, para o campo da ontologia do ser social. Esse cenário de “contracorrente” da crise do marxismo culminou em um novo processo de revisão curricular que resultou nas Diretrizes Curriculares de 1996, aprovada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e pelas unidades de ensino. Isso testifica o amadurecimento intelectual dos assistentes sociais. O método marxiano auxilia os assistentes sociais a se notarem como agentes de transformação, analisando a realidade para além da mera aparência, identificando as expressões da “questão social”, os limites da ação profissional, seus desafios e possibilidades. Portanto, a Teoria Social Crítica de Marx é fundamental para a prática do assistente social, pois fornece as ferramentas teóricas para entender e atuar sobre as complexidades da realidade social.

GABARITO.

V. Prática do desenvolvimento de comunidade heterodoxo, que contava com profissionais bem próximos à teoria marxista.

A prática do desenvolvimento de comunidade heterodoxo, que contava com profissionais bem próximos à teoria marxista, pode ser entendida dentro do contexto das teorias do desenvolvimento e do marxismo.

teoria marxista se baseia na luta de classes, onde a classe trabalhadora deve se unir para derrubar a classe dominante e estabelecer uma sociedade sem classes. Marx defendia que o capitalismo era um sistema exploratório, onde os trabalhadores eram explorados pelos donos dos meios de produção.

No que diz respeito às teorias do desenvolvimento, uma análise marxista crítica identifica limitações na visão de desenvolvimento que tem como estratégia central a expansão da acumulação de capital via ampliação da mais-valia. Essa visão de desenvolvimento muitas vezes ignora o desenvolvimento do ser humano, entendido como a capacidade humana de desenvolver-se como espécie/gênero, particularmente dotada da habilidade de superar as determinações naturais e externas de sua atividade de forma conscientemente livre.

No período conhecido como Desenvolvimentista, o Serviço Social, enquanto agente do Governo, realizou ações voltadas para a organização e desenvolvimento de comunidades dentro de uma perspectiva participacionista e de cooptação. Essas ações estavam ligadas à prática consciente livre do homem, de seu trabalho conscientemente direcionado e realizado, e da redução efetiva do montante de trabalho social requisitado para a reprodução da comunidade como um todo.

Para mais informações, você pode consultar as seguintes fontes bibliográficas:

  1. "TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE MARXISTA PARA ALÉM DA ACUMULAÇÃO"
  2. "SERVIÇO SOCIAL E AS REQUISIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE: Uma revisão histórica das competências demandadas ao assistente social"
  3. "Desvendando o Comunismo em Marxismo: Entenda as Bases da Teoria

ERRADA.

II. Marxista é um minucioso e rigoroso estudo inerente ao pensamento de Karl Marx.

O Marxismo é um sistema ideológico que critica radicalmente o capitalismo e proclama a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes e igualitária. As linhas básicas do marxismo foram traçadas entre 1840 e 1850 pelo filósofo social alemão Karl Marx e o revolucionário alemão Friedrich Engels. Este sistema oferece um método específico para a análise social de alguns aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles ligados aos conflitos de classe e a organização produtiva. Portanto, o Marxismo é uma teoria sobre a evolução da sociedade que pretende explicar cientificamente o capitalismo. É importante notar que o Marxismo inspirou diversas revoluções e ainda é influente nos campos da filosofia, bem como em outras áreas das ciências humanas e economia.

III. Marxiano corresponde aos estudos que foram construídos a partir da literatura de Karl Marx.

Marxiano remete ao termo que caracteriza os cientista que utilizam os escritos de Marx, principalmente O Capital, para fazer a leitura do capitalismo em todos as suas conjunturas, ou seja, e como se os conceitos criados por Marx acerca do capitalismo do século XIX não sofresse transformações. Portanto, e uma leitura na integra dos escritos de marx.

https://www.dicionarioinformal.com.br/marxiano/

.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo