A palavra sublinhada no trecho “... características que os d...
Sabemos que vários planetas são visíveis a olho nu: Marte, Júpiter, Vênus, Saturno e Mercúrio. Esses astros já eram conhecidos não apenas dos gregos, mas também de povos ainda mais antigos, como os babilônios. Apesar de sua semelhança com as estrelas, os planetas eram identificados pelos povos da Antiguidade graças a duas características que os diferenciavam.
A primeira diferença notável é que as estrelas, em curtos períodos, não variam de posição umas em relação às outras. Já os planetas, com o passar das horas, mudam de posição no céu. À noite, esse movimento é percebido com facilidade.
A segunda diferença é que as estrelas têm uma luz que, por ser própria, pisca levemente. Já os planetas, que apenas refletem a luz do Sol, têm um brilho fixo.
Os planetas mais distantes da Terra só puderam ser descobertos bem mais
tarde, com a ajuda de aparelhos ópticos como o telescópio. O primeiro deles a ser
identificado foi Urano, descoberto em 1781 pelo astrônomo inglês William Herschel,
segundo a professora de Astronomia Daniela Lázzaro, do Observatório Nacional do
Rio de Janeiro”. (Superinteressante/Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos identificar a classe gramatical da palavra sublinhada no trecho: "características que os diferenciavam". O foco dessa pergunta está na morfologia, que é o estudo das classes de palavras na Língua Portuguesa.
Alternativa correta: C - pronome
A palavra "os" é um pronome porque substitui ou acompanha um substantivo, neste caso, referindo-se aos "planetas" mencionados anteriormente no texto. Pronomes podem desempenhar diversas funções, como substituir ou retomar uma ideia já apresentada, e é exatamente essa a função aqui.
Explicações das alternativas incorretas:
A - artigo definido: Um artigo definido, como "o" ou "a", tem a função de definir um substantivo de forma específica. No contexto da frase, "os" não está definindo, mas sim retomando um substantivo, o que caracteriza sua função de pronome.
B - artigo indefinido: Artigos indefinidos, como "um" ou "uma", introduzem um substantivo de forma genérica e indefinida. A palavra "os" não desempenha esse papel na frase.
D - adjetivo: Adjetivos qualificam ou caracterizam um substantivo. No trecho, "os" não está qualificando "características", mas sim funcionando como um pronome que retoma "planetas".
Para resolver questões como esta, é importante prestar atenção à função que a palavra desempenha na frase e ao contexto geral apresentado. Identificar se a palavra retoma, qualifica ou introduz um substantivo é fundamental para determinar sua classe gramatical.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
..., os planetas eram identificados pelos povos da Antiguidade graças a duas características que os diferenciavam.
"os" retoma um termo anterior "planetas" assim "os" será um pronome anafórico ou pode ser classificado também como pronome substantivo porque substitui um substantivo anterior.
SO ACRESCENTANDO;
Artigo: antes de substantivo.
Pronome: retoma o termo anterior.
Preposição: antes de verbo.
os diferenciavam = diferenciavam eles
eles= pronome
Esse “os” faz referência aos planetas, logo podemos classificá-lo como sendo um pronome oblíquo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo