No que se refere a esse caso clínico, julgue o item subsecut...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781409 Medicina
  Uma criança de um ano e seis meses de idade em consulta de puericultura foi avaliada por um médico pediatra que verificou no prontuário que ela havia nascido de parto normal, porém prematura, ficando internada por trinta dias para ganho de peso. A criança foi amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e, após esse período, a mãe, por conta própria, iniciou a administração de mamadeira com leite de vaca. A mãe relatou que a criança ingeria diariamente cerca de cinco mamadeiras de leite de vaca e não aceitava bem a alimentação de sal. O resultado do teste do pezinho, apresentado pela mãe, foi normal. O médico solicitou que fosse feito o hemograma dessa paciente. Os resultados parciais do exame foram: hemoglobina = 8,4; VCM = 60; HCM = 19; e RDW = 18%.

No que se refere a esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

A introdução do leite de vaca no primeiro ano de vida dessa criança pode ter contribuído para o surgimento do quadro clínico em questão.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. A introdução do leite de vaca no primeiro ano de vida da criança pode sim ter contribuído para o surgimento do quadro clínico em questão. O leite de vaca tem um alto teor de proteínas e minerais, que pode levar a uma sobrecarga renal em crianças pequenas, além disso, possui baixo teor de ferro biodisponível, o que pode contribuir para a anemia ferropriva. No caso descrito, os resultados do exame de hemograma mostram que a criança tem anemia (hemoglobina = 8,4 g/dl, sendo que o valor normal para a idade é acima de 11 g/dl), e o VCM (Volume Corpuscular Médio) e o HCM (Hemoglobina Corpuscular Média) baixos sugerem anemia microcítica hipocrômica, o tipo de anemia mais comumente causado por deficiência de ferro. Portanto, a introdução precoce do leite de vaca na dieta da criança pode ter contribuído para o desenvolvimento dessa anemia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo