Os telefones celulares já são amplamente acessíveis e ofere...
Os telefones celulares já são amplamente acessíveis e oferecem muitas possibilidades didáticas - o trabalho com fotos, filmagens, mensagens e mesmo com a internet -, mas a maioria das escolas prefere proibi-los. Vetar o uso não adianta nada porque o aluno vai levar e utilizar ali, embaixo da carteira. É preciso criar estratégias para que os celulares sejam incorporados, pois oferecem vários recursos e não custam nada à escola. A proibição só incentiva o uso escondido e a desatenção na dinâmica da aula. Geralmente os estudantes, inclusive de escolas públicas, têm celular e o levam a todos os lugares. Ele é o instrumento mais usado pela população brasileira. Basta olhar as estatísticas. O que o webcurrículo prevê é o uso integrado da tecnologia. Os alunos, com seu celular, podem fazer o registro daquilo que encontram numa pesquisa de campo. Podem trabalhar textos e fotos e preparar pequenos documentários em vídeo. Isso precisa estar integrado ao conteúdo.
(Fonte: Adaptação da entrevista de Fernandes E. com Almeida, M.E. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/627/mariaelizabeth-de-almeida-fala-sobre-tecnologia-na-sala-de-aula. Acesso em 29 de junho de 2019)
Leia as assertivas abaixo:
I. Em “Ele é o instrumento mais usado pela população brasileira”, “ele” se refere ao uso da Internet.
II. Em “Vetar o uso não adianta nada”, o texto está se referindo a proibir o uso das tecnologias de maneira geral.
III. Quando o texto diz: “Basta olhar as estatísticas”, se refere a que as estatísticas mostram que o celular é o aparato mais usado pelos brasileiros.
IV. Em “Os alunos, com seu celular, podem fazer registro daquilo que encontram numa pesquisa de campo”. “daquilo” se refere às filmagens.
Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto: