O ensino de instrumentos musicais, incluindo a voz, tem sido...
O ensino de instrumentos musicais, incluindo a voz, tem sido objeto de reflexões, revisões, pesquisas e desenvolvimento de estratégias adequadas às demandas atuais de espaços escolares e não escolares. Crianças, jovens e adultos têm procurado aulas de instrumento e canto, com diferentes objetivos e intenções. Podem ser consideradas estratégias didáticas atuais para o ensino de instrumentos para iniciantes na educação básica:
I - O desenvolvimento da execução de escalas e o conhecimento sobre notação e teoria musical como pré-requisito para a execução de peças e repertórios musicais.
II - A implementação do ensino coletivo de instrumentos musicais como uma possibilidade de envolver alunos com níveis de habilidades e conhecimentos diferentes.
III - A inclusão de estratégias que envolvem a imitação auditiva e visual, a experimentação e a criação individual e coletiva. Essas estratégias, comuns na aprendizagem informal, podem ser usadas também no ensino formal, cabendo ao/à professor/a entender o seu potencial e a sua efetividade na aprendizagem musical.
IV - Apresentar repertórios de diversos estilos, relacionar conhecimentos teóricos com a execução musical, relacionar a técnica com o repertório estudado, ampliando as habilidades e conhecimentos musicais no ensino de instrumento.
V - Selecionar alunos com mais facilidade para a aprendizagem de obras eruditas, uma vez que estas demandam maior complexidade do que as populares.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS: