Uma celebridade esportiva foi convidada por uma revista nac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q619143 Jornalismo
Uma celebridade esportiva foi convidada por uma revista nacional de grande circulação para uma exclusiva, com direito à chamada na capa da publicação. No entanto, o esportista exigiu que seu assessor de comunicação tivesse acesso ao texto final que seria publicado cabendo, a esse profissional, o direito de suprimir trechos que julgasse “prejudiciais” à imagem da celebridade. Ao ceder às exigências, a revista:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê.

Tema central da questão: O tema central envolve os princípios éticos do jornalismo, especificamente sobre a autonomia editorial e a integridade dos fatos na publicação de uma matéria. Para resolver essa questão, é importante compreender como as práticas de assessoria de comunicação podem influenciar a produção jornalística e as implicações éticas desse relacionamento.

A questão descreve uma situação em que uma revista cede ao pedido de um assessor de comunicação para alterar conteúdo antes da publicação, o que nos leva a avaliar se isso afeta a integridade da reportagem.

Justificativa para a alternativa B: A alternativa B é correta porque ao permitir que um assessor de comunicação altere o conteúdo do texto para proteger a imagem da celebridade, a revista comprometeu a veracidade e autenticidade dos fatos. Isso macula o valor intrínseco da informação, pois o público recebe uma versão editada dos eventos, potencialmente distorcendo a realidade.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - "Errou, pois o leitor recebeu material editorial de tez sensacionalista." Esta afirmação está incorreta porque a questão não menciona que o material se tornou sensacionalista. O problema está na integridade dos fatos, não no sensacionalismo.
  • C - "Acertou, pois o retorno em circulação justifica a perda de autonomia editorial." Esta opção está errada, pois prioriza o ganho financeiro em detrimento dos princípios éticos jornalísticos, o que não é uma justificativa válida para a perda de autonomia editorial.
  • D - "Nem acertou tampouco errou, pois não cabe juízo de valor em ações de marketing." Embora ações de marketing possam influenciar decisões editoriais, a questão em análise é ética e não de marketing, e o comprometimento editorial é, sim, passível de juízo de valor.
  • E - "Acertou, pois o relacionamento entre a empresa jornalística e as fontes de informação é de confiança." Esta opção está equivocada, pois a confiança no relacionamento não deve comprometer a integridade dos fatos. Um relacionamento de confiança não justifica a alteração de conteúdo para agradar uma fonte.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito B 

 

errou, pois o valor intrínseco dos fatos e, consequentemente da publicação, foram maculados; 

 

Lembren-se da Imparcialidade.... Mesmo que não exista eles adoram falar dela...Hipocrisia Forever

GABARITO: B

Vale também para entrevistas, sendo inadmissível (eticamente falando) ao assessor solicitar previamente o conteúdo antes de sua publicação por parte do veículo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo