Da inspeção post mortem de suídeos, assinale a alternativa i...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C é a resposta incorreta.
Justificativa da Alternativa Correta (C): Segundo os regulamentos de inspeção post mortem de suínos, carcaças que apresentam artrite em uma ou mais articulações acompanhada de reação nos linfonodos ou hipertrofia da membrana sinovial e caquexia devem ser condenadas integralmente, e não parcialmente. A presença de caquexia indica um comprometimento sistêmico severo, o que torna a carcaça imprópria para consumo.
Alternativa A: Está correta. Carcaças com sarnas em estágios avançados que apresentam sinais de caquexia ou inflamação extensiva na musculatura são condenadas, pois indicam um estado crônico e sistêmico que compromete a segurança do alimento.
Alternativa B: Está correta. Carcaças com um leve odor sexual podem ser utilizadas na fabricação de produtos cárneos cozidos, onde o processo de cozimento pode ajudar a atenuar os odores indesejados, tornando o produto adequado para consumo.
Alternativa D: Está correta. Órgãos como a língua, o coração e o esôfago, além dos tecidos adiposos que possam estar infectados, devem receber o mesmo destino da carcaça principal, garantindo que partes potencialmente contaminadas sejam tratadas de maneira uniforme e segura.
Na inspeção post mortem, é crucial que decisões sobre o destino das carcaças e partes específicas sejam baseadas em critérios de segurança alimentar, a fim de proteger a saúde pública e assegurar a qualidade dos produtos de origem animal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ARTIGO 196
As carcaças com artrite em uma ou mais articulações ,com reação dos linfonodos ou hipertrofia da membrana sinovial acompanhada de caquexia,devem sem condenadas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo