Assinale a opção correta a respeito da administração pública.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra (c)
a) Um exemplo que podemos ter são as autarquias administrativas: destinam-se ao exercício das atividades de natureza administrativa que não sejam passíveis de enquadramento nas demais categorias (categoria residual). Exemplos: Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO);
b) Criada também por lei autorizadora, a Empresa Pública, é pessoa jurídica de Direito Privado com capital unicamente público, mas admite a participação das entidades da Administração Pública Indireta.
c) Certo. Descentralização por outorga: Transfere-se a titularidade e a execução do serviço público para terceiros.
d) Considerando a doutrina do nobre autor José dos Santos Carvalho Filho,
em sua obra Manual de Direito Administrativo, pág. 374, 23a. edição -
2009, temos que:
Os serviços públicos estão e sempre estarão sob a titularidade das
pessoas federativas, na forma pela qual a Constituição procedeu à
partilha das competências constitucionais. Essa titularidade,
retratando, como retrata, inequívoca expressão de poder político e
administrativo, é irrenunciável e insuscetível de transferência para
qualquer outra pessoa.
e) D6017, Art. 7o O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:
I - de direito público, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções; e
II - de direito privado, mediante o atendimento do previsto no inciso I e, ainda, dos requisitos previstos na legislação civil.
engraçado, outras questoes do cespe ele considerava essa assertiva incorreta.
Não entendi o erro da letra B e da D, alguém poderia explicar melhor?
A descentralização administrativa se apresenta de três formas. Pode ser territorial ou geográfica, por serviços, funcional ou técnica e por colaboração.
A descentralização territorial ou geográfica é a que se verifica quando uma entidade local, geograficamente delimitada, é dotada de personalidade jurídica própria, de direito público, com capacidade jurídica própria e com a capacidade legislativa (quando existente) subordinada a normas emanadas do poder central.
No Brasil, podem ser incluídos nessa modalidade de descentralização os territórios federais, embora na atualidade não existam.
A descentralização por serviços, funcional ou técnica é a que se verifica quando o poder público (União, Estados, Distrito Federal ou Município) por meio de uma lei cria uma pessoa jurídica de direito público autarquia e a ela atribui a titularidade (não a plena, mas a decorrente de lei) e a execução de serviço público descentralizado. (justificativa da C)
Na descentralização por serviços, o ente descentralizado passa a deter a "titularidade" e a execução do serviço nos termos da lei não devendo e não podendo sofrer interferências indevidas por parte do ente que lhe deu vida. (Acho que aqui se responde o erro da letra D).
https://jus.com.br/artigos/334/centralizacao-e-descentralizacao-da-administracao-publica
Amanda. Letra B. A Sociedade de EConomia Mista é uma pessoa jurídica de direito privado. Ela pode participar da Empresa Pública com seu capital público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo