No contexto da catalogação, a noção de “ponto de acesso” pa...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O processo de catalogação envolve a descrição dos materiais bibliográficos que serão integrados a coleção de uma biblioteca. Esta descrição tem como objetivo tanto a identificação do material na coleção como criar meios para sua recuperação. Os pontos de acesso são as formas como o material poderá ser recuperado, sendo que geralmente são usados para este fim o título, o autor, os assuntos representados pelos termos indexadores, o número de classificação, a editora, o ano, entre outros pontos.
No caso do registro de ponto de acesso de uma entidade, é importante verificar variações do nome, grafias diferentes, variantes linguísticas, entre outras possibilidades. Para garantir a expressão correta da entidade é adotada uma forma autorizada que é acompanhada por identificadores de formas variantes (letra A).
Estes identificadores garantem que o uma entidade seja recuperada independente da forma que o usuário realizar a busca. Por exemplo, Universidade Federal de Minas Gerais seria a forma autorizada para descrever essa entidade enquanto a sigla UFMG seria um identificador de forma variante.
Gabarito do Professor: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo a IFLA (2016, p. 9):
O ponto de acesso autorizado do nome de uma entidade deve ser registrado como dados de autoridade, junto com os identificadores da entidade e as formas variantes do nome.
Gab. A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo