Considerando-se as regras de acentuação gráfica, no trecho “...
Urubus urbanos
Por mais curioso que pareça, é cada vez mais comum olhar para o alto de casas e prédios em ambientes urbanos e deparar-se com urubus acomodados nos telhados. Essas aves, frequentemente interpretadas como sinal de mau agouro, desempenham uma função ecológica nesse contexto urbano.
A primeira questão que deve ficar clara é que se deve evitar pensamentos supersticiosos em relação aos urubus. Ter um urubu sobre o telhado de sua casa não significa mau agouro, mas sim que provavelmente há algum tipo de carcaça nas proximidades.
Devido à sua natureza necrófaga, alimentando-se de materiais em decomposição, os urubus exercem uma função específica no ecossistema urbano. O aumento na produção de lixo nas grandes cidades se torna um dos principais atrativos para essas aves.
A partir da observação do crescimento da quantidade de urubus presentes nas grandes cidades, constata-se que essas aves se adaptaram ao ambiente urbano. O fenômeno começou há pouco mais de uma década, com o número de urubus nas cidades aumentando progressivamente. Até certo momento, os moradores mal percebiam esse aumento; as pessoas achavam curioso quando viam um urubu pousado no telhado do vizinho.
À medida que essas aves foram se tornando mais à vontade, os moradores passaram a se assustar. Trata-se de um animal com um bico curvo e afiado, pronto para o ataque. Contudo, a questão é que devemos entender que o planeta pertence a todas as espécies vivas que o habitam. Dessa forma, não temos o direito de questionar a presença dos urubus, apenas pensar em soluções que tornem a convivência mais tranquila.
Cultura Mix - “Significado de Urubu no Telhado”. Com adaptações.
Considerando-se as regras de acentuação gráfica, no trecho “Devido à sua natureza necrófaga [...]” (3º parágrafo), a palavra sublinhada é classificada como:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada aborda a classificação de palavras quanto à acentuação gráfica. Essa é uma parte da gramática que se refere à posição da sílaba tônica nas palavras, ou seja, a sílaba que é pronunciada com maior intensidade.
No trecho citado, a palavra sublinhada é "necrófaga". Vamos analisá-la:
Alternativa B - Proparoxítona: Esta é a alternativa correta. Palavras proparoxítonas são aquelas cuja antepenúltima sílaba é a tônica. No caso de "necrófaga", a divisão silábica é ne-cró-fa-ga, sendo "ne" a primeira sílaba, "cró" a segunda (e tônica), "fa" a terceira, e "ga" a quarta. Portanto, "necrófaga" é uma palavra proparoxítona, pois a sílaba tônica é a antepenúltima.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - Paroxítona: Esta alternativa está incorreta. Palavras paroxítonas têm a penúltima sílaba como tônica. Se "necrófaga" fosse paroxítona, a sílaba "fa" seria a tônica, o que não ocorre.
Alternativa C - Oxítona: Esta alternativa também está incorreta. Palavras oxítonas têm a última sílaba como tônica. No caso de "necrófaga", isso significaria que "ga" seria a sílaba tônica, o que não é verdade.
Alternativa D - Hiato: Esta alternativa está equivocada porque "hiato" não é um tipo de classificação quanto à acentuação gráfica. Um hiato refere-se a uma sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes, o que não é o foco desta questão.
Para resolver questões de acentuação gráfica, é importante identificar a sílaba tônica da palavra e aplicar a regra correta: proparoxítonas são sempre acentuadas, enquanto paroxítonas e oxítonas seguem regras específicas de acentuação.
Dica: Sempre divida a palavra em sílabas e identifique qual delas é tônica antes de classificá-la.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
PROPAROXÍTONAS >> SÃO TODAS ACENTUADAS
EXEMPLO >> ÁRVORE,MÚSCULO,MÍNIMO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo