A produção primária marinha é um processo elementar na base...
A produção primária marinha é um processo elementar na base das cadeias tróficas no mar, que é dependente de fatores bióticos e abióticos. Entre os principais fatores abióticos, estão a penetração de luz na água, a quantidade de nutrientes presentes e o nível de estabilidade das massas de água superficiais e profundas. Do lado dos fatores bióticos, a presença de zooplâncton herbívoro e de bactérias da alça microbiana também interfere na maior ou menor produção primária em uma região.
Sabendo-se que a combinação desses fatores estabelece uma faixa de profundidade vertical onde a produção primária é possível, verifica-se que a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa E
A questão abordou a produção primária marinha, um conceito fundamental em ecologia marinha, que depende de fatores abióticos (como luz, nutrientes e estabilidade das massas de água) e bióticos (como zooplâncton herbívoro e bactérias da alça microbiana). Vamos detalhar por que a alternativa E está correta e por que as demais estão incorretas.
Alternativa Correta (E): "Produção primária, em regiões tropicais, no inverno, deverá ser maior, visto que há um aumento da camada de mistura."
Em regiões tropicais, durante o inverno, a camada de mistura se intensifica devido à menor estratificação térmica das águas. Isso promove a mistura de nutrientes das camadas mais profundas com as superficiais, onde a luz é mais abundante, favorecendo a produção primária. A maior disponibilidade de nutrientes na zona eufótica (onde a luz penetra) aumenta a fotossíntese realizada pelos produtores primários, como as algas.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: "Fotossíntese dos produtores primários é igual à respiração na profundidade crítica, sem a mistura das massas de água."
Essa alternativa descreve a profundidade crítica, onde a taxa de fotossíntese é igual à de respiração, mas não estabelece a relação com a camada de mistura das águas. A questão foca na importância da mistura de águas para a produção primária, não apenas na profundidade crítica.
Alternativa B: "Proliferação de algas e maior produção primária ocorrem se a camada de mistura for menor do que a profundidade crítica."
Se a camada de mistura for menor que a profundidade crítica, a área onde a luz penetra e os nutrientes são abundantes será limitada, restringindo a produção primária. A alternativa correta menciona justamente o aumento da camada de mistura como fator positivo.
Alternativa C: "Produção não será grande, pois parte das algas terá a respiração maior que a taxa de fotossíntese se a camada de mistura for maior do que a profundidade crítica."
Embora seja verdade que, em profundidades maiores, a luz diminui e a respiração pode superar a fotossíntese, a camada de mistura promove a renovação de nutrientes na zona eufótica. Portanto, esta alternativa não considera o efeito benéfico da camada de mistura.
Alternativa D: "Entrada de fluxo de água doce em regiões costeiras causa fortalecimento da termoclina, provocando uma limitação da produção primária."
O fluxo de água doce pode fortalecer a termoclina (camada de transição entre águas de diferentes temperaturas), mas a questão trata da mistura das águas e do aumento da produção primária resultante dessa mistura. A relação direta entre o fluxo de água doce e a produção primária não foi abordada na pergunta.
Espero que a explicação tenha sido clara e que você agora compreenda melhor como os fatores bióticos e abióticos influenciam a produção primária marinha e a importância da camada de mistura. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo