Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento ...
Julgue o item subsecutivo, acerca da gestão do conhecimento na era das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Na arquitetura da Web, as ontologias fornecem suporte
à evolução de vocabulários e integram as informações,
de modo a evitar conflitos terminológicos. A função da
ontologia é explicitar o vocabulário de um domínio de forma
padronizada, viabilizando a interoperabilidade entre sistemas
e o compartilhamento de informações.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
ontologia ontology 1. FIL "parte da metafísica que estuda o ser em geral e suas propriedades transcendentais" (HOUD, p. 1496). Do grego ontos (ser, ente) e logos (saber, doutrina). 2. BIB/CLAS BIB/INDEX visão do domínio da hierarquia, a similaridade dos seus relacionamentos e as interações entre os conceitos. <=> folheio hierárquico. 3. BIB/INDEX INF especificação de uma conceitualização, podendo incluir a descrição de objetos, conceitos e outras entidades num contexto ou parte dele, bem como as relações entre eles. Fornece significado para descrever explicitamente uma conceituação atrás de um conhecimento representado em uma base de conhecimento. Quanto aos objetivos as ontologias podem ser classificadas em: a) de representação do conhecimento: compreendem a representação de palavras utilizadas para conhecimento formalizado em paradigmas de representação do conhecimento; b) gerais ou comuns: incluem vocabulário relativo a coisas, eventos, tempo, espaço, causalidade, comportamento e funções; c) metaontologias: aquelas que podem ser reutilizáveis em diversos domínios; d) de domínio: são reutilizáveis em um dado domínio. Fornecem vocabulários sobre conceitos com um domínio e suas relações com as atividades que têm lugar nesse domínio e sobre teorias e princiípios elementares que governam esse domínio (baseado em FEI, p. 239-240). (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 268)
"Na concepção de Breitman (2005, p. 7):
Ontologias são especificações formais e explícitas de conceitualizações compartilhadas. Ontologias são modelos conceituais que capturam e explicitam o vocabulário utilizado nas aplicações semânticas. Servem como base para garantir uma comunicação livre de ambigüidades. Ontologias serão a língua franca da Web Semântica.
[...]
Lembrando Breitman (2005, p. 44), as ontologias "[…] servem para estruturar e compartilhar conhecimento, não para representar inteligência." Para a autora, o papel da ontologia, na Web Semântica, é explicitar o vocabulário utilizado e possibilitar um padrão para o compartilhamento da informação, fornecendo um modelo comum que permita aos agentes de software trocar informações de modo significativo."
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000100006
Gabarito: CERTO
c-
Propriedade da Interoperabilidade: as ontologias integram informação de fontes diferentes. Se todas as fontes reconhecem uma mesma ontologia, a conversão de dados e a integração de informações são facilitadas.
Gabarito: Certo.
“Uma ontologia é uma especificação explícita de uma conceitualização”. (Gruber, 1993).
Objetivos da Ontologia:
- Viabilizar um comum acordo no uso do vocabulário compartilhado.
- Prover uma base semântica para esquemas de metadados.
- Facilitar a comunicação entre sistemas e agentes.
- Estabelecer fundamentos de significados conceituais.
- Tornar um domínio do conhecimento comunicável entre pessoas e computadores.
Recomendo a leitura: https://www.scielo.br/j/pci/a/tJr4GnX9Xp7pj5pf44gK4yD/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo