Um retratoEu mal o conheci quando era vivo. Mas o que sabe u...

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Ano: 2015 Banca: CONPASS Órgão: Prefeitura de Dona Inês - PB
Q1221833 Português
Um retrato
Eu mal o conheci  quando era vivo.  Mas o que sabe  um homem de outro homem?
Houve sempre entre nós certa distância,  um pouco maior que a desta mesa onde escrevo até esse retrato na parede  de onde ele me olha o tempo todo. Para quê?
Não são muitas as lembranças  que dele guardo: a aspereza  da barba no seu rosto quando eu o beijava  ao chegar para as férias;  o cheiro de tabaco em suas roupas;  o perfil mais duro do queixo  quando estava preocupado;  o riso reprimido  até soltar-se (alívio!)  na risada.
Falava pouco comigo.  Estava sempre  noutra parte: ou trabalhando  ou lendo ou conversando  com alguém ou então saindo  (tantas vezes!) de viagem.
Só quando adoeceu e o fui buscar  em casa alheia  e o trouxe para a minha casa (que infinitos  os cuidados de Dora com ele!)  estivemos juntos por mais tempo.  Mesmo então dele eu só conheci a  luta pertinaz  contra a dor, o desconforto,  a inutilidade forçada, os negaceios  da morte já bem próxima.
Até o dia em que tive de ajudar  a descer-lhe o caixão à sepultura.  Aí então eu o soube mais que ausência.  Senti com minhas próprias mãos o peso  do seu corpo, que era o peso  imenso do mundo.  Então o conheci. E conheci-me.
Ergo os olhos para ele na parede.  Sei agora, pai,  o que é estar vivo.
PAES, José Paulo. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 21-22.
Das afirmações seguintes: 
I. O emprego da primeira pessoa o poema torna o eu lírico mais próximo do leitor e parece partilhar com ele suas lembranças e frustrações. 
II. Na primeira e na última estrofes, o eu lírico se mostra mais breve e contido. 
III. A conjunção QUANDO (1ª estrofe) situa o lugar em que os fatos referidos ocorreram na vida da eu lírico.
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