Assinale a alternativa que apresenta a correta classe grama...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2202287 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os sons das plantas feridas

Tomates cortados emitem sons em frequência mais alta que a dos submetidos à seca

Quando estressadas, por exemplo, pela falta de água, as plantas apresentam alterações na cor, no cheiro e na forma. Podem também liberar compostos orgânicos voláteis. Ou ainda emitir sons ultrassônicos, na frequência de 20 a 150 quilohertz (kHz).

Embora não sejam captados pelos seres humanos, esses sons poderiam alcançar outras plantas ou insetos, de acordo com experimentos com plantas de tomate e de tabaco feitos por equipes das universidades de Tel-Aviv, em Israel, e Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores criaram quatro grupos - plantas de tomate estressadas pela seca, de tomate com o caule cortado, de tabaco estressadas pela seca e de tabaco também com o caule cortado -, comparados a um grupo-controle (isto é, de plantas saudáveis), e colocaram microfones próximo a elas.

As frequências dos sons de cada grupo se mostraram proporcionais aos níveis de lesões e diferenciaram os grupos. As plantas secas de tomate e tabaco emitiram sons com frequência média máxima de 49,6 kHz e 54,8 kHz, respectivamente. Já nas plantas cortadas, a frequência média máxima foi de 57,3 kHz e 57,8 kHz. Os pesquisadores também gravaram sons de trigo, milho, videira e cactos (Cell, 30 de março).

Retirado e adaptado de: WEBER, Jean. Os sons das plantas feridas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-sons-das-plantas-feridas/ Acesso em: 12 maio, 2023.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classe gramatical, entre parênteses, das palavras destacadas na sentença:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra B.

A questão apresentada exige que o aluno identifique a classe gramatical de determinadas palavras destacadas em frases do texto. Vamos analisar cada uma das alternativas para compreender por que a alternativa B é a correta e as demais são incorretas.

Alternativa A:

Embora não sejam captados pelos seres humanos, esses sons poderiam alcançar outras plantas ou insetos (advérbio).

A palavra "poderiam" não é um advérbio, mas sim um verbo no futuro do pretérito. Por essa razão, a classificação gramatical apresentada na alternativa está incorreta.

Alternativa B:

As frequências dos sons de cada grupo se mostraram proporcionais aos níveis de lesões e diferenciaram os grupos (substantivo).

A palavra "frequências" é, de fato, um substantivo, pois nomeia a qualidade ou estado daquilo que é frequente. Portanto, a classificação gramatical apresentada na alternativa está correta.

Alternativa C:

Ou ainda emitir sons ultrassônicos, na frequência de 20 a 150 quilohertz (kHz) (preposição).

A palavra "ultrassônicos" não é uma preposição, mas sim um adjetivo, pois qualifica o tipo de som emitido. Logo, a classificação gramatical apresentada na alternativa está incorreta.

Alternativa D:

Podem também liberar compostos orgânicos voláteis (verbo).

A palavra "também" é um advérbio de inclusão, e não um verbo. Assim, a classificação gramatical apresentada na alternativa está incorreta.

Alternativa E:

Quando estressadas, por exemplo, pela falta de água, as plantas apresentam alterações na cor, no cheiro e na forma (adjetivo).

A palavra "água" é um substantivo, pois é o nome de um líquido essencial. Portanto, a classificação gramatical apresentada na alternativa está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a- PODERIAM: VERBO

b- FREQUÊNCIAS: SUBSTANTIVO

c- ULTRASSÔNICOS: ADJETIVO

d- TAMBÉM: ADVÉRBIO;;

e- ÁGUA: SUBSTANTIVO.

RESUMINDO : Tem artigo, é substantivo!

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo