Um dos muitos relatórios gerados pela Rede Rio Doce Mar foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922549 Biologia

Um dos muitos relatórios gerados pela Rede Rio Doce Mar foi sobre a carcinofauna e a ictiofauna marinhas após a chegada dos dejetos de Mariana ao Oceano Atlântico. Um parâmetro importante no caso é o monitoramento da diversidade dessa fauna, comparando-se o entorno da foz do Rio Doce com outros locais semelhantes da costa brasileira. Para isso, espécimes foram coletados, identificados taxonomicamente por morfologia, e essa classificação foi confirmada ou não por sequenciamento genético, comparando-se as sequências obtidas com as de bancos de dados. A Tabela a seguir mostra exemplos de dados obtidos.

“Tabela 38: Espécies identificadas morfologicamente, número de espécimes com confirmação molecular e/ou incongruências a partir do DNA Barcoding. A coluna homologia se refere às espécies em que se encontraram o maior grau de homologia para pelo menos um dos bancos de dados (GenBank ou BOLD), bem como o número de indivíduos analisados entre parênteses.” 


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em:

http://www.ibama.gov.br/phocadownload/cif/notas-tecnicas/CTBIO/2019/nt_ctbio_rrdm_rel_anual_rt25_ ictiofaunamarinha_19.pdf.

Acesso em: 19 mar 2022. Adaptado


Interpretando-se a tabela, a comparação entre os dois tipos de identificação revela que o(s) espécimen(s) da espécie na identificação molecular (coluna 4) era(m)

Alternativas