Iamamoto (2007) efetua uma análise aprofundada sobre a relaç...
1. A mundialização da economia pressupõe a liberalização e desregulamentação dos mercados nacionais, constituindo um fenômeno natural e inevitável do desenvolvimento capitalista.
2. O poder do capital financeiro foi construído com o endividamento dos governos, aproveitando-se das altas taxas de juros para se apropriar do fundo público.
3. A compra de ações dos grupos industriais, pelas instituições financeiras, passa a impor normas de produtividade e lucratividade, tendo como consequência o rebaixamento salarial, o desemprego, o trabalho informal e temporário e a desorganização sindical.
4. A novidade nesse contexto, comandado pelo capital financeiro, é que o capitalismo já não precisa mais do suporte dos Estados nacionais, prescindindo de sua intervenção política e econômica.
Assinale a alternativa correta
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito B
Item 1 Errado - NÃO se constitui em fenômeno natural, e sim, as fusões e aquisições resultantes da mundialização da economia, configura um MODO ESPECÍFICO DE DOMINAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DO CAPITALISMO, COM O SUPORTE DOS ESTADOS NACIONAIS E TRANSNACIONAIS.
Item 4 Errado - o capitalismo NÃO DISPENSA o suporte dos Estados nacionais, PRECISANDO de sua intervenção política e econômica.
Serviço Social em tempo de capital fetiche - Marilda Iamamoto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo