Considerando o uso dos fibrinolíticos no tratamento do infar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é o uso de fibrinolíticos no tratamento do infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST. Para resolver essa questão, é necessário entender o funcionamento dos fibrinolíticos, suas indicações, contraindicações e a importância do tempo no tratamento.
A alternativa correta é: E - neoplasia intracraniana conhecida é uma contra-indicação absoluta ao seu uso.
Justificativa para a alternativa correta:
Os fibrinolíticos são medicamentos que ajudam a dissolver o coágulo sanguíneo causador do infarto. No entanto, possuem contraindicações absolutas, pois podem aumentar o risco de sangramentos. Uma dessas contraindicações é uma neoplasia intracraniana conhecida, devido ao risco de sangramento no cérebro, que pode ser fatal.
Análise das alternativas incorretas:
A - podem ser utilizados, com benefício comprovado, nas primeiras 24 horas desde o início dos sintomas de isquemia miocárdica.
Esta opção está incorreta porque os fibrinolíticos são mais eficazes quando administrados nas primeiras 6 horas após o início dos sintomas. Após esse período, o benefício diminui significativamente.
B - apenas deve ser utilizado para pacientes com menos de 65 anos.
Esta alternativa está errada pois a idade não é uma contraindicação absoluta para o uso de fibrinolíticos. Eles podem ser usados em pacientes de diferentes faixas etárias, desde que não haja contraindicações específicas.
C - não pode ser utilizado em ambulâncias, a nível pré-hospitalar.
Essa afirmação é incorreta. Os fibrinolíticos podem ser administrados no ambiente pré-hospitalar, especialmente em sistemas onde a reperfusão precoce é crucial e os recursos hospitalares estão distantes.
D - pode ser utilizado com segurança mesmo quando se suspeita de dissecção aórtica.
Esta opção está errada. A suspeita de dissecção aórtica é uma contraindicação absoluta, pois o uso de fibrinolíticos pode levar a complicações graves, incluindo ruptura da aorta.
Com o entendimento desses pontos, você estará mais preparado para responder questões sobre o uso de fibrinolíticos em emergências cardiovasculares no contexto de concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo