Considerando a devida adequação da linguagem presente em c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685905 Redação Oficial
Considerando a devida adequação da linguagem presente em correspondências oficiais, indique, a seguir, a alternativa que apresenta correção:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão exige do candidato conhecimento referente à adequação da linguagem na correspondência oficial.





a) Os erros cometidos na construção deste período correspondem ao uso do verbo na 1ª pessoa (deve estar na 3ª) e a concordância do vocábulo "determinado". Tendo em vista que ele concorda com "data", que é feminino, o correto é "determinada".


b) Neste período há dois erros: o emprego da partícula SE indeterminando o sujeito em "informa-se" e também as vírgulas isolando a expressão "se faz necessário". Tal pontuação está quebrando a estrutura sintática do período. Portanto, esta alternativa é incorreta.
c) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, todos os atributos foram respeitados, bem como o emprego da 3ª pessoa do plural e a concordância verbal foram empregados adequadamente. Dessa forma, esta é a alternativa correta.
d) O atributo da formalidade estabelece que é imperativa certa formalidade de tratamento, ou seja, a civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação. Sendo assim, o emprego do pronome "você" infringe o que determina tal atributo e, portanto, esta alternativa é incorreta.
e) Neste período, a inserção do adjunto adverbial de finalidade (para o preenchimento do formulário) juntamente com a construção "por todo servidor", sem fazer alteração no restante da frase, modificou e, principalmente, deixou o texto sem sentido. Sendo assim, esta alternativa é incorreta.



Gabarito da professora: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém sabe dizer porque não pode ser a letra a?

Acredito que o erro da letra A é que o verbo "determinado" deveria concordar com o substantivo "data", portanto, deveria ser "data determinada".

GABARITO C

Informamos que o preenchimento do formulário se faz necessário pelo servidor com limite de data determinada a seguir”

Segundo o MRPR, todo ato oficial possui apenas um emissor: o serviço público. Logo, não há que se falar em “informo” compreendendo a uma única pessoa e, sim, “informamos”, compreendendo o todo.

A) “Informo que o preenchimento do formulário se faz necessário pelo servidor com limite de data determinado a seguir”. Errado. "Informo" está conjugado na primeira pessoa do singular ''EU'', logo está eivado de pessoalidade e, conforme o MRPR, a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.

B e E) Informa-se que o preenchimento do formulário, se faz necessário, pelo servidor com limite de data determinada a seguir”. Errado. Separou o sujeito do verbo.

D) “Informamos que o preenchimento do formulário se faz necessário por cada um de vocês com limite de data determinada a seguir”. Errado. Feriu a impessoalidade.

C) “Informamos que o preenchimento do formulário se faz necessário pelo servidor com limite de data determinada a seguir”. Correto. Fiz por eliminação, apesar de achar que ''informamos" é um traço claro de pessoalidade.

Ambas alternativas estão corretas, a A e a C. Questão devia ter sido anulada.

O uso da primeira pessoa do singular não é afronta ao Princípio da Impessoalidade, como já apontaram alguns colegas.

Além disso, o adjetivo "determinado(a)" pode concordar tanto com "data" (feminino) como com "limite" (masculino). Isso acontece porque "limite" e "data" não são substantivos que disputam a concordância do adjetivo, mas sim um substantivo composto ("limite de data").

A regrinha do "adjetivo concorda com o mais próximo" só existe quando temos mais de um substantivo disputando a concordância do mesmo adjetivo.

Por exemplo:

“Apresentou péssima forma física e desempenho”.

No caso, "limite de data" é um substantivo único, composto. Portanto, "determinado" pode concordar com "limite" ou "data", dependendo da informação que se quer passar.

"O limite de data determinado a seguir". Nesse caso, o limite é determinado.

"O limite de data determinada a seguir". Nesse, caso a data é determinada.

Outro exemplo:

"Uma jogadora de futebol típica do Brasil". Nesse caso, a jogadora é típica do Brasil.

"Uma jogadora de futebol típico do Brasil". Nesse caso, o futebol que é típico do Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo