A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segue trecho do Manual:
"A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem: a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão; c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam".
Para se comunicar com um Presidente ou um ministro precisa de uma qualidade chamada Elegancia? basta saber o que estar no manual e os principios nela.
Otimos estudos galera!
Observações: A questão nos parece muito fácil, mas merecer conceito, comentários e argumentos, tal como segue abaixo:
Tem a haver com a Forma de diagramação.
Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: (...)
Não deve haver abuso de formas que afetam a elegância e sobriedade do documento (negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas etc.).Tem a haver com o tratamento adequado da aparência do texto na Redação Oficial. Por exemplo, se exagerarmos no negrito e no sublinhado o texto fica muito cansativo e confuso de ler.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo