Se a moral é [...] o conjunto de hábitos e costumes efetivam...
Se a moral é [...] o conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano, a lei seria aquele conjunto de [...] acordos de caráter obrigatório [...] para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser.
-
ALENCASTRO, Mário S. C. Ética empresarial na prática.
São Paulo: Editora Intersaberes, 2012, com adaptações.
-
Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que indica a diferença entre a moralidade e a lei.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA (D)
A moralidade é sempre assumida pela consciência individual (autônoma), enquanto que a lei é heterônoma, em outras palavras, as normas morais são incorporadas pelo indivíduo, por adesão íntima, enquanto que as normas legais são impostas pelos aparatos legislativos. São de cumprimento obrigatório e a adesão a elas nem sempre é espontânea. A esse respeito, Tugendhat considera que as normas do direito penal sustentam-se sempre a partir de algum tipo de castigo externo, estabelecido no interior de uma jurisdição. Já as normas morais têm sua sanção estabelecida a partir de uma pressão social difusa.
Alternativa correta, letra d.
Fonte: ALENCASTRO, MARIO SERGIO CUNHA. A ética de Hans Jonas: alcances e limites sob uma perspectiva pluralista. 2007. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento)–Universidade Federal do Paraná.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo