“O número de municípios alagoanos em epidemia de dengue aum...
“O número de municípios alagoanos em epidemia de dengue aumentou, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). Antes eram quatro, mas agora três novas cidades entraram na lista, elevando esse número a sete: Maravilha, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira. O 11º Boletim Epidemiológico da Dengue aponta que estes três municípios além de Major Isidoro, Mata Grande, Ouro Branco e Inhapi apresentam 300 ou mais casos da doença a cada 100 mil habitantes.” (fonte: G1; http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2015/04/cresce-numerode-municipios-de-alagoas-em-epidemia-de-dengue.html, Acesso em:01/04/2015.)
Com relação às informações sobre a dengue contidas na reportagem, é CORRETO afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa D é a correta.
D - A melhor forma de prevenção da dengue ainda é o combate à proliferação do mosquito, uma vez que não há vacinas específicas para os diferentes sorotipos do vírus causador da doença.
Essa alternativa está correta porque, atualmente, a forma mais eficaz de se prevenir a dengue é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da doença. A prevenção inclui evitar o acúmulo de água parada, que é onde o mosquito se reproduz. Além disso, embora existam vacinas em desenvolvimento, não há uma vacina amplamente disponível e eficaz para todos os sorotipos do vírus da dengue.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - As altas temperaturas do verão propiciam o aumento do número de casos de dengue, além disso a disponibilidade de água também é uma condição para a reprodução do agente etiológico da doença.
Essa alternativa está parcialmente correta, pois é verdade que as altas temperaturas e a disponibilidade de água favorecem a reprodução do Aedes aegypti. No entanto, o agente etiológico da dengue é o vírus da dengue, e não o mosquito. O mosquito é o vetor.
B - O aumento da população associado ao sistema produtivo moderno e à falta de saneamento básico são fatores que concorrem para a intensificação dos casos de dengue nas zonas rurais.
Essa alternativa está incorreta porque a intensificação dos casos de dengue não está limitada apenas às zonas rurais. A dengue é um problema tanto em áreas urbanas quanto rurais, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico.
C - A forma hemorrágica da dengue se dá quando o paciente é infectado pela segunda vez, sofrendo o agravamento dos sintomas já manifestados na primeira infecção pelo mesmo vírus.
Essa alternativa está incorreta. A forma hemorrágica da dengue geralmente ocorre quando a pessoa é infectada por um outro sorotipo do vírus, diferente do da primeira infecção. A resposta imunológica exacerbada pode levar a sintomas mais graves.
E - O agente etiológico da doença é o Aedes aegypti, que também pode causar a febre chikungunya.
Essa alternativa está incorreta, pois confunde o agente etiológico com o vetor. O Aedes aegypti é o mosquito vetor da dengue, mas o agente etiológico é o vírus da dengue. Além disso, o mosquito Aedes aegypti também transmite o vírus da chikungunya, mas a pergunta se refere especificamente ao agente etiológico da dengue.
Espero que essas explicações tenham ajudado a entender a questão e as razões pelas quais a alternativa D é a correta. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais explicações, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
Lembrando que: agente etiológico (responsável por provocar a doença) da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus. O mosquito Aedes aegypt é o vetor da doença.
A dengue é causada por um arbovírus (vírus transmitidos por artrópodes) que se apresenta em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Atualmente os quatro sorotipos circulam no Brasil intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente não atingidas ou alteração do sorotipo predominante.
O vírus é transmitido pela picada de mosquitos da espécie Aedes que também são responsáveis pela transmissão da , e Zika.
Atualmente, a principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária – e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.
Questão desatualizada, pois já existe vacina contra a dengue.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo