A Epicondilite Lateral (EL) é uma afecção degenerativa que o...
A Epicondilite Lateral (EL) é uma afecção degenerativa que ocorre inicialmente por microlesões na origem da musculatura extensora do antebraço. Sua apresentação clínica caracteriza-se por dor sobre o epicôndilo lateral, com irradiação para a musculatura extensora e diminuição da força de preensão, afetando as atividades cotidianas dos indivíduos acometidos. Seu mecanismo de lesão se dá por traumas ou esforços repetitivos, geralmente laborais ou esportivos. Sobre esta condição, é correto afirmarmos:
I – A EL também pode ser chamada de cotovelo de tenista, podendo ser identificada pela palpação dolorosa do epicôndilo lateral, teste de Cozen positivo e ultrassonografia.
II – A utilização isolada do ultrassom terapêutico, pulsado, não provê bons resultados no tratamento da epicondilite lateral.
III – A Terapia por Ondas de Choque Extracorpórea (TOCE) de baixa intensidade é um recurso eletroterapêutico, analgésico, irrigatório e com elevado poder de cicatrização, que pode ser utilizado tanto por médicos quanto pelos fisioterapeutas, no tratamento de inúmeras lesões do sistema musculoesquelético, tal como na epicondilite lateral crônica.
IV – A melhor opção para o tratamento da EL é a combinação de modalidades terapêuticas, tais como: orientações, órteses, eletrotermofototerapia, exercícios concêntricos, excêntricos e laborais, manipulação do cotovelo (terapia manual), massagem profunda transversa e TOCE.
Assinale a alternativa correta: