Fávero (2004) afirma que toda intervenção na realidade, incl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q396307 Serviço Social
Fávero (2004) afirma que toda intervenção na realidade, inclusive, por parte do Assistente Social, tem uma dimensão teleológica, ou seja, o profissional projeta, pelo pensamento, o resultado que quer alcançar. Esse projetar confere uma direção social à finalidade do trabalho. Para a autora uma direção social é condicionada:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Vamos compreender a questão proposta e como chegar à alternativa correta.

Tema Central da Questão:

A questão aborda a instrumentalidade do Serviço Social, focando na ideia de que toda intervenção profissional tem uma dimensão teleológica, ou seja, um objetivo e uma direção social. Esse conceito é fundamental na prática do Assistente Social, pois o profissional precisa projetar o resultado desejado para nortear suas ações.

Resumo Teórico:

Segundo Fávero (2004), a prática do Serviço Social é orientada por um conjunto de elementos que compõem a visão de mundo do profissional, como valores, crenças e princípios éticos. Essa orientação é crucial para entender a direção social de suas intervenções.

Justificativa da Alternativa Correta: C

A alternativa C é correta porque descreve que a direção social do trabalho é condicionada pela visão de mundo, valores, crenças, hábitos, fundamentos teóricos e princípios éticos que constroem o agir profissional. Esses elementos são fundamentais para que o Assistente Social entenda e projete sua intervenção na realidade social.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A neutralidade não é possível em intervenções sociais, pois toda ação está imbuída de valores e perspectivas. Além disso, os fundamentos técnicos são importantes, mas não os únicos determinantes da direção social.

B - Exclusivamente as condições materiais e objetivas não determinam a direção social. Embora sejam importantes, a subjetividade do profissional e seus valores também exercem influência.

D - A adoção de procedimentos instrumentais e manipulação de variáveis descreve técnicas de trabalho, mas não são suficientes para determinar a direção social, que é mais complexa e envolve fatores subjetivos e éticos.

Lembre-se, ao analisar questões como essa, busque entender a relação entre teoria e prática e como os valores do profissional influenciam suas ações.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta C

Atende que visão de mundo difere do senso comum. 

 

c)pela visão de mundo, pelos valores, crenças, hábitos, fundamentos teóricos, princípios éticos que constroem o agir profissional

A

pela capacidade de neutralidade do profissional; pelos fundamentos técnicos e operativos que constroem o agir profissional

B

exclusivamente, pelas condições materiais e objetivas da realidade sob as quais o trabalho se desenvolve

C

pela visão de mundo, pelos valores, crenças, hábitos, fundamentos teóricos, princípios éticos que constroem o agir profissional

D

pela adoção de procedimentos instrumentais, de manipulação de variáveis

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo