Na passagem “... porque as estruturas mentais que inibem res...
Quando o adolescente sai escondido para uma festa ou responde a uma pergunta inocente dos pais com uma explosão emocional, a culpa não é só dos hormônios. Descobertas científicas recente provam que não apenas o corpo, mas também a mente passa por grandes mudanças na adolescência. Do sexo sem preservativo à imprudência na direção, os adolescentes assume comportamentos irresponsáveis em parte porque as estruturas mentais que inibem resposta intempestivas ainda não se consolidaram. As alterações mais importantes por que passa o cérebro nos últimos anos da adolescência têm lugar no córtex pré-frontal, área que é responsável pelo planejamento de longo prazo e pelo controle das emoções. "Antes dessas mudanças, o adolescente nem sempre está pronto para processar todas as informações que precisa considerar quando toma uma decisão", explica o neurologista americano Paul Thompson, do Laboratório de Neuromapeamento da Universidade da Califórnia.
Thompson faz parte de uma equipe de cientistas que vem mapeando o cérebro de cerca de 1 000 adolescentes com técnicas avançadas de tomografia. As descobertas são surpreendentes, especialmente se considerarmos que até há alguns anos era consenso científico que o cérebro completava seu crescimento na infância e não se alterava mais. Hoje se sabe que várias estruturas cerebrais seguem evoluindo durante a adolescência, embora nem todas cresçam. A idade em que essas mudanças se processam varia. O cérebro das meninas desenvolve-se cerca de dois anos mais cedo, mas homens e mulheres costumam emparelhar lá pelos 20 anos. De forma geral, no início da adolescência ainda está em processo uma mudança que começa entre 7 e 11 anos. É quando crescem certas regiões cerebrais ligadas à linguagem, como a área de Broca, uma pequena estrutura dentro do córtex pré-frontal. O processo costuma chegar ao fim antes dos 15 anos. No período de desenvolvimento, notam-se grandes progressos no uso da escrita – é a idade ideal para aprender novas línguas. A mudança maior começa pelos 18 anos e pode avançar até os 25. quando o córtex pré-frontal amadurece, consolidando o senso de responsabilidade que falta a tanto adolescentes. "O córtex funciona como o presidente de uma grande empresa, centralizando as decisões. É por isso que às vezes o cérebro adolescente parece uma empresa sem presidente", brinca Thompson.
A ciência ainda não entendeu completamente essas alterações. O detalhe misterioso é que nem
sempre o desenvolvimento cerebral se dá por crescimento, como acontece com todos os outros
órgãos de nosso corpo. Na verdade, muitas sinapses – ligações entre os neurônios – são simplesmente cortadas durante a adolescência. Supõe-se que esse processo obedeça a uma certa
economia de conexões: aquelas sinapses que não são usadas simplesmente se perdem. Quem toca
um instrumento musical desde a infância vai desenvolver certas conexões neurais que se perderão em quem nunca chegou perto de uma partitura. De qualquer modo, a notícia de que o cérebro adolescente ainda não está "pronto" é alentadora. "Isso significa que temos mais tempo de aprendizado do que antes pensávamos", diz
Thompson.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeiro passo, saber o significado da palavra intempestiva: inoportuno, repentino, irrefletidas.
Por tanto não podemos substituir sem prejuízo pelas seguintes palavras : ignorantes, inconsequentes, inimagináveis, irracionais.
Discordo do gabarito com veemência. A alternativa correta deveria ser a C. Apoio-me, além de na leitura do texto, nas seguintes pesquisas que fiz na internet:
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/intempestivo/
intempestivo
in·tem·pes·ti·vo
adj
1 Que vem em tempo inconveniente.
2 JUR Ocorrido fora do prazo legal.
https://dicionariodoaurelio.com/intempestivo
Que não vem no tempo devido ou vem fora do tempo próprio.
2 - Que não é previsto ou esperado.
3 - TEMPESTIVO
Publicado em: 2016-09-24, revisado em: 2017-02-27
Disponível em: ‹https://dicionariodoaurelio.com/intempestivo›. Acesso em: 18 Sep. 2017
https://www.priberam.pt/dlpo/intempestivo
in·tem·pes·ti·vo
(latim intempestivus, -a, -um)
adjetivo
1. Que não vem no tempo devido ou vem fora do tempo próprio (ex.: resposta intempestiva). = INOPORTUNO ≠ ATEMPADO, OPORTUNO
2. Que não é previsto ou esperado (ex.: alegria intempestiva). = INESPERADO, SÚBITO
Antônimo Geral: TEMPESTIVO
"intempestivo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/intempestivo [consultado em 18-09-2017].
Vocês reamente sabem isso? ou respondem com o dicionário na mão?Desculpem minha simplicidade.
Com a leitura do texto, dentro do contexo, os adolescentes ao inibirem respostas intempestivas, apesar de saberem o que estão fazendo (usando a racionalidade) não refletem sobre o que estão falando. Como consequência e extrapolando o texto podemos dizer que os adolescentes (parte deles) são ignorantes, inconsequentes,não imaginam a proporção dos atos e por isso pensamos até mesmo na irracionalidade de alguns atos.
Porém, dentro do contexto, na minha opinião é que eles simplesmente fazem e não refletem em suas atitudes, portanto concordo com o gabarito, letra D.
Beijos de luz
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo