O título do texto I aponta, simbolicamente, para uma ideia...

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Q2201336 Português
Texto I

Como era gostoso o meu burguês

    O Manifesto Antropófago foi publicado em 1º de maio de 1928, no Diário de São Paulo. De todas as iniciativas renovadoras propostas por Oswald de Andrade, talvez tenha sido essa a mais visionária. Em sua obra Vanguardas Latino-americanas, Jorge Schwartz assim analisa a antropofagia oswaldiana:
   “O dilema nacional/cosmopolita é resolvido pelo contato com as revolucionárias técnicas da vanguarda europeia, e pela percepção da necessidade de reafirmar os valores nacionais numa linguagem moderna. Assim, Oswald transforma o bom selvagem rousseuauniano num mau selvagem, devorador do europeu, capaz de assimilar o outro para inverter a tradicional relação colonizador/colonizado”. Tudo, evidentemente, no plano cultural.
   Schwartz cita ainda o artigo “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, escrito por Haroldo de Campos, em que este afirma:
     “(...) é o pensamento da devoração crítica do legado universal, elaborado não a partir da perspectiva submissa e reconciliada do ‘bom selvagem’ (...) mas segundo o ponto de vista desabusado do ‘mau selvagem’, devorador de brancos, antropófago. Ela não envolve uma submissão (uma catequese), mas uma transculturação: melhor ainda, uma ‘transvaloração’: uma visão crítica da história como função negativa (...) capaz tanto de apropriação como de expropriação, desierarquização, desconstrução. Todo passado que nos é ‘outro’ merece ser negado. Vale dizer: merece ser comido, devorado. Com esta especificação elucidativa: o canibal era um ‘polemista’ (do grego, pólemos: luta, combate), mas também um ‘antologista’: só devorava os inimigos que considerava bravos, para deles tirar proteína e tutano para o robustecimento e a renovação de suas próprias forças naturais (...)”.
           (Oliveira, Clenir Bellezi de. Discutindo Literatura. São Paulo, ed. 16, ano 3, nº 16, p.35) 
O título do texto I aponta, simbolicamente, para uma ideia que é desenvolvida, a partir do Manifesto de Oswald de Andrade, e que é muito cara à chamada primeira fase do Modernismo nacional. Trata-se ______.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
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A primeira fase do modernismo brasileiro, ou primeira geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1922 a 1930. As obras dessa fase são de caráter inovador, antiacadêmico e nacionalista.

[GABARITO: LETRA D]

O título do texto, mencionado na citação, refere-se simbolicamente a uma ideia desenvolvida a partir do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, que é muito valorizada na chamada primeira fase do Modernismo brasileiro.

A referida ideia é a defesa da "recePção crítica da cultura estrangeira para possíveis emPregos nas produções nacionais." Através do Manifesto Antropófago, Oswald de Andrade propôs uma abordagem cultural inovadora para a arte e a literatura brasileira. A metáfora da antropofagia sugere que os artistas e escritores brasileiros deveriam "devorar" as influências estrangeiras de maneira crítica e criativa, assimilando-as e transformando-as em algo genuinamente brasileiro.

Em vez de uma mera imitação servil das vanguardas europeias, o movimento antropofágico buscava uma apropriação consciente e transformadora dos elementos culturais estrangeiros, de modo a criar uma arte que refletisse a realidade brasileira e sua identidade nacional. Essa atitude de "devorar" as influências culturais estrangeiras foi vista como uma forma de resistência à colonização cultural e à imposição de valores europeus sobre a cultura brasileira.

Portanto, a alternativa D é a correta, pois ela descreve a essência do movimento antropofágico proposto por Oswald de Andrade, que é a recepção crítica da cultura estrangeira visando a sua adaptação e incorporação criativa nas produções culturais nacionais.

Depois dessa prova para professor de Português, sentarei em alguma cadeira da ABL.

Resposta D

A. ❌ Embora o reconhecimento da modernidade das vanguardas europeias faça parte do contexto do Manifesto Antropófago, o foco principal não é reproduzir os modelos europeus, mas sim reapropriá-los criticamente, o que vai além da simples acolhida.

B. ❌ A paráfrase da narrativa histórica oficial não é o objetivo principal do Manifesto Antropófago, que visa a uma reinterpretação crítica, não a simples reprodução da história oficial.

C. ❌ O Manifesto não propõe a exclusão da cultura burguesa da arte nacional, mas sim uma recepção crítica e transformadora de influências, sem rejeitar elementos culturais de forma absoluta.

D. ✅ A defesa central do Manifesto Antropófago é a de uma recepção crítica da cultura estrangeira, devorando-a simbolicamente para reaproveitar elementos úteis nas produções nacionais, de forma a inverter as relações coloniais tradicionais.

E. ❌ O Manifesto valoriza uma transculturação, não uma simples valorização do passado histórico com incorporação de influências burguesas, mas uma revisão crítica e inovadora do legado cultural.

#TRF5

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