O pronome destacado em “Ela não envolve uma submissão” (4º...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201337 Português
Texto I

Como era gostoso o meu burguês

    O Manifesto Antropófago foi publicado em 1º de maio de 1928, no Diário de São Paulo. De todas as iniciativas renovadoras propostas por Oswald de Andrade, talvez tenha sido essa a mais visionária. Em sua obra Vanguardas Latino-americanas, Jorge Schwartz assim analisa a antropofagia oswaldiana:
   “O dilema nacional/cosmopolita é resolvido pelo contato com as revolucionárias técnicas da vanguarda europeia, e pela percepção da necessidade de reafirmar os valores nacionais numa linguagem moderna. Assim, Oswald transforma o bom selvagem rousseuauniano num mau selvagem, devorador do europeu, capaz de assimilar o outro para inverter a tradicional relação colonizador/colonizado”. Tudo, evidentemente, no plano cultural.
   Schwartz cita ainda o artigo “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, escrito por Haroldo de Campos, em que este afirma:
     “(...) é o pensamento da devoração crítica do legado universal, elaborado não a partir da perspectiva submissa e reconciliada do ‘bom selvagem’ (...) mas segundo o ponto de vista desabusado do ‘mau selvagem’, devorador de brancos, antropófago. Ela não envolve uma submissão (uma catequese), mas uma transculturação: melhor ainda, uma ‘transvaloração’: uma visão crítica da história como função negativa (...) capaz tanto de apropriação como de expropriação, desierarquização, desconstrução. Todo passado que nos é ‘outro’ merece ser negado. Vale dizer: merece ser comido, devorado. Com esta especificação elucidativa: o canibal era um ‘polemista’ (do grego, pólemos: luta, combate), mas também um ‘antologista’: só devorava os inimigos que considerava bravos, para deles tirar proteína e tutano para o robustecimento e a renovação de suas próprias forças naturais (...)”.
           (Oliveira, Clenir Bellezi de. Discutindo Literatura. São Paulo, ed. 16, ano 3, nº 16, p.35) 
O pronome destacado em “Ela não envolve uma submissão” (4º§) cumpre um papel coesivo no texto que pode ser explicado por meio do mecanismo ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ela - retoma uma ideia já apresentada no texto

Pelo o que eu entendi, "Ela" retoma a antropofagia oswaldiana, haja vista ser um depoimento sobre um pensamento de um estudioso no assunto, sendo assim o tema central

ELA - Pronome Pessoal usado para retomar alguma ideia que já foi citada anteriormente.

Ela quem ? A Razão Antropofágica, no texto.

Referenciação, teria a mesma funcionalidade de Anáfora, ou Anaforismo, que justamente tem por objetivo retomar algo já dito, uma ideia expressa anteriormente.

A Catáfora, citada na primeira alternativa, tem o objetivo oposto: Fazer menção, ou melhor, apresentar uma ideia que ainda será trabalhada no texto.

eu acertei, mas pq n seria letra A, alguem explica

[GABARITO: LETRA C]

O pronome destacado "Ela" em "Ela não envolve uma submissão" (4º§) cumpre um papel coesivo no texto que pode ser explicado por meio do mecanismo:

C) da referenciação, indicando a retomada de uma ideia já apresentada no texto.

Nesse contexto, "Ela" está referindo-se à ideia ou conceito da "devoração crítica do legado universal" mencionada anteriormente no texto. A referência retoma essa ideia para enfatizar que a abordagem da antropofagia não se trata de submissão, mas sim de uma forma de transculturação e desconstrução do passado cultural, conforme apresentado nas palavras de Haroldo de Campos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo