O cenário competitivo fica cada vez mais dinâmico e complex...
O cenário competitivo fica cada vez mais dinâmico e complexo. A globalização, as novas tecnologias, os novos processos e os novos modelos de negócios impõem sobre as empresas um conjunto de fatores que influencia diretamente em sua rentabilidade. Assim, é necessário que as empresas adotem uma estratégia que possa obter uma vantagem competitiva. Diversos são os modelos de estratégias e cada empresa deve, a partir de seus objetivos e escopo competitivo, definir qual a estratégia que melhor se enquadra em seu negócio e que possibilite obter retornos acima da média. Um dos modelos para análise e desenho de uma estratégia é o modelo das 5 forças, de Michael Porter, para análise da indústria.
Com base neste modelo, analise as afirmativas a seguir.
I. As economias de escala não representam barreiras a novos entrantes em determinada indústria.
II. Quando existem poucos fornecedores, a indústria reduz sua rentabilidade.
III. Quando existe mais oferta de produtos, o mercado compromete a lucratividade da indústria.
Estão corretas as afirmativas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - II e III, apenas.
A questão aborda o modelo das 5 forças de Porter, um conceito fundamental em Gestão Estratégica que nos ajuda a analisar a competitividade de um mercado ou indústria. Vamos entender por que as alternativas II e III estão corretas:
II. Quando existem poucos fornecedores, a indústria reduz sua rentabilidade. Esta afirmativa está correta porque quando há poucos fornecedores, eles têm mais poder para ditar preços e condições, o que pode pressionar as margens de lucro das empresas que dependem desses insumos. O poder de negociação dos fornecedores é uma das cinco forças de Porter, que impacta a competitividade de uma indústria.
III. Quando existe mais oferta de produtos, o mercado compromete a lucratividade da indústria. Esta afirmativa também é verdadeira. O aumento da oferta de produtos similares (ou substitutos) tende a aumentar a rivalidade entre os concorrentes, o que pode levar a uma guerra de preços ou a outros tipos de competição que reduzem a rentabilidade global da indústria. Isso está relacionado à força da rivalidade entre os concorrentes existentes e a ameaça de produtos substitutos, ambas parte das 5 forças de Porter.
Quanto à afirmativa I, que diz que "As economias de escala não representam barreiras a novos entrantes em determinada indústria," esta está incorreta. Economias de escala são, de fato, barreiras significativas para novos entrantes, pois empresas estabelecidas com produção em larga escala conseguem reduzir custos e oferecer preços mais competitivos, dificultando a entrada de novos competidores.
Compreender o modelo das 5 forças de Porter é crucial para quem se prepara para concursos na área de Administração Geral, pois é um modelo amplamente aceito e utilizado para o planejamento estratégico em organizações de diversos setores.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Bem, tendo como base o modelo das 5 forças competitivas de Porter:
Ameaça de Novos Entrantes – Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. (Afirmativa I) Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que a que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
Poder de Negociação dos Clientes – Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.
Poder de Negociação dos Fornecedores – Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente. (Afirmativa II)
Ameaça de Produtos Substitutos – Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.
Rivalidade entre os Concorrentes – Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. (Afirmativa III) Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.
Fonte: Adm p Concursos (Capitulo Adm e Estratégia), Rodrigo Rennó.
Com poucos fornecedores o poder de barganha aumenta. Os fornecedores elevam os preços e, consequentemente, a rentabilidade da empresa que compra desse fornecedor cai, por pagar um custo alto de um determinado produto.
@Eliakim, eu interpretei assim: se tem poucos fornecedores, eles irão comandar mais o preço, a "matéria prima" será mais cara, ou seja, a rentabilidade da indústria que compra desses fornecedores será menor.
Nem li o enunciado da questão, de cara eliminei o item I.
E o bom da fundep é que, se você tem certeza do item I errado, pode marcar a C sem dó, já que nunca vi nenhuma alternativa que tivesse como resposta o item II ou item II. Pelo menos não quando a questão tem 4 alternativas.
I. As economias de escala não representam barreiras a novos entrantes em determinada indústria.
Economia de escala representa sim barreiras para novos competidores.
Você quer entrar no negócio de hipermercados, mas quer entrar com uma mercearia.
Já era, vai ser esmagado pela concorrência que compra muita mercadoria, vendendo elas por metade do preço
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo