Uma das funções atribuídas ao texto IV literário é a soci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201347 Português
Texto
IV Telhado quebrado com gente morando dentro (fragmento)
(Jarid Arraes)

    Acho injusto que entre nós duas, Juliana e eu, a necessidade constante de salvação tenha encontrado meu coração e não o dela. Acho injusto porque, ao contrário do que se fala por aí sobre duas irmãs com idades próximas, nunca fomos rivais, nunca disputamos a atenção dos nossos pais, nunca tivemos inveja uma da outra. Sempre fomos parceiras, amigas, cúmplices do crime que era ser menina num mundo todo feito para nos dobrar, dobrar e dobrar até que a coluna não aguentasse.
     De todas as meninas que eu conheci, desde que me lembro, Juliana sempre foi a mais forte. Fazia o tipo mãe de todas. Era a que separava as brigas, a que dizia para os meninos irem tomar banho quando estavam fedendo demais, a que parava a brincadeira quando alguma coisa saía do controle. Minha irmã era chamada quando alguém caía e se machucava. O nome simplesmente saía da boca, porque sim, porque era fácil, porque era isso mesmo. “Juliana”, com o último “a” durando um tempo sem fim. [...]
Uma das funções atribuídas ao texto IV literário é a social. Diante disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimento em interpretação textual. Vejamos:



A) Incorreta.


A problematização acerca das relações familiares apresenta, no texto, a caracterização de uma época específica. 


O texto não se concentra principalmente nas relações familiares em termos de uma época específica, mas sim na relação entre as duas irmãs e como essa relação se desvia das expectativas tradicionais.


B) Incorreta.



"O papel da maternidade conferido à menina subverte as relações de gênero comumente apreendidas na sociedade." 



O texto não aborda diretamente a atribuição do papel de maternidade a uma menina. Ele descreve Juliana como alguém que age de maneira maternal, mas não necessariamente devido à maternidade. 



C) Incorreta.



"A ênfase aos sentimentos e comportamentos pessoais limita a abordagem do tema da condição da mulher." 


O texto literário começa com a descrição da relação pessoal entre as irmãs, mas não se detém apenas nesse aspecto. Ele utiliza essa relação para ampliar a discussão sobre a condição da mulher na sociedade. Em vez de limitar a abordagem, os sentimentos e comportamentos pessoais das personagens são usados como uma janela para explorar questões mais amplas e críticas sobre a situação das mulheres na sociedade. Portanto, a alternativa C é incorreta porque subestima a capacidade do texto de ir além do âmbito pessoal e abordar questões mais amplas e significativas relacionadas à condição da mulher.



D) Incorreta.



"A representação subjetiva da crítica proposta pela narradora personagem inviabiliza a apreensão de seu ponto de vista." 



O texto não torna o ponto de vista da narradora inacessível. Pelo contrário, a narradora expressa claramente sua perspectiva sobre a relação entre as irmãs e a condição das mulheres na sociedade.


E) Correta.


A experiência privada é ampliada em uma crítica mais geral em relação à condição da mulher.


Esta alternativa ressalta que o texto literário começa com uma experiência pessoal específica, que é a relação entre as duas irmãs (a narradora e Juliana), e expande essa experiência para abordar questões mais amplas relacionadas à condição das mulheres na sociedade.


No texto, a narradora descreve como a relação entre ela e sua irmã Juliana difere das expectativas tradicionais em relação a irmãs. Em vez de competirem ou sentirem inveja uma da outra, elas são parceiras, amigas e cúmplices. O texto, ao mencionar que Juliana desempenha um papel de cuidado e proteção, como "a que separava as brigas" e "a que parava a brincadeira quando alguma coisa saía do controle," usa essa experiência pessoal para discutir como as mulheres frequentemente são forçadas a assumir papéis de cuidado e proteção na sociedade.


Portanto, a alternativa E está correta porque aponta que o texto usa a relação pessoal entre as irmãs como um ponto de partida para fazer uma crítica mais ampla sobre a posição das mulheres na sociedade, destacando como as expectativas de gênero e a pressão social moldam suas vidas e funções. O texto, assim, amplia a experiência privada para tratar de questões mais abrangentes sobre a condição das mulheres.

Gabarito: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E- A experiência privada ( a boa relação que as irmas têm) é ampliada em uma crítica mais geral em relação à condição da mulher. ( a qual nos é instigada a disputa feminina sem necessidade).

Questão difícil

Fiquei entre C e E , analisei com calma, marquei E

GAB: E

tristezaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Coitado de quem fez essa prova de Português. Saiu da prova sem saber o rumo de casa. Oloko. As questões ficaram bem pesadas.

"Sempre fomos parceiras, amigas, cúmplices do crime que era ser menina num mundo todo feito para nos dobrar, dobrar e dobrar até que a coluna não aguentasse."

Nesse trecho se mata a questão, pois apresenta uma situação particular familiar e amplia a discussão para uma crítica sobre os papéis de gênero na sociedade

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo