Sobre el Texto II, NO es correcto afirmar que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q201096 Espanhol
Sobre el Texto II, NO es correcto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Traduzindo o texto:
As ideias são como coelhos. Você obtém um casal, aprende a cuidar deles, e logo terá uma dúzia.

Traduzindo a questão:
Sobre o texto II, NÃO é correto afirmar que

a) defende que as ideias se desenvolvem quando zelamos por elas.
Resposta: correto, pois o texto diz que, quando cuidamos das ideias, elas se multiplicam.
b) está relacionada com o texto I, pois ambos defendem a reflexão.
Resposta: correto, pois o texto I da prova em foco chama o leitor à reflexão da valorização das disciplinas filosóficas e científicas para a formação de cidadãos cultos que a sociedade requer. 
c) possui uma metáfora que se manifesta em seu elemento verbal e não-verbal.
Resposta: correto, pois a metáfora se manifesta nos elementos verbais (obter, aprender, cuidar) e nos elementos não verbais (coelho, casal, dúzia). Isto é, para expressar a metáfora, utilizou-se elementos verbais e não verbais, mencionando e trazendo à tona o que sabemos sobre os coelhos, mas referindo-se a ideias.
d) apresenta um pronome ("você") que integra emissor e receptor.
 Resposta: correto, pois você substitui o nosso famoso "a gente", muito utilizado na fala coloquial para dar o sentido que o que está sendo dito inclui todos os interlecutores.

e) plasma no elemento não verbal o sentido denotativo do texto verbal.
Resposta: incorreto, portanto a resposta da questão. O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real. Já o uso conotativo das palavras, como o utilizado no texto, é a atribuição de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreensão, depende do contexto. Percebemos que no texto, os elementos verbais plasmam com os elementos não verbais para criar um sentido conotativo, isto é, diz uma coisa e quer dizer outra, fácil de entender por encerrar significados de domínio comum entre o emissor e os receptores da mensagem.
Vamos tomar como exemplo a palavra coelho. No seu sentido denotativo significa um animal mamífero, roedor e herbívoro. É um animal caracterizado por sua velocidade, por possuir dentes incisivos enormes, por comer cenoura e folhagens, por se reproduzir com rapidez.
Quando se resolve fazer uma metáfora com a palavra coelho, utiliza-se a palavra no seu sentido conotativo, no seu sentido figurado. Usa-se as características mais conhecidas do animal para se referir a uma pessoa, a um animal, a algo abstrato como a ideia. Exemplo, quando digo que Fulano é um coelho, posso estar me referindo à quantidade de filhos que ele tem, por ele ser veloz (nas corridas, os corredores que logo de início disparam para atrair os demais é denominado coelho), por ele ser dentuço, por ele gostar de se alimentar de vegetais ou mesmo por ele possuir alguma característica do animal não mencionada neste texto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo