Um funcionário de 52 anos teve uma parada cardiorrespiratóri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247486 Segurança e Saúde no Trabalho
Um funcionário de 52 anos teve uma parada cardiorrespiratória durante a operação de uma máquina operatriz. A empresa possuía brigada de incêndio e CIPA. De acordo com o protocolo de suporte avançado de vida SAMU e das atualizações especificas das diretrizes da American Heart Association para suporte básico de vida, na tentativa dos primeiros socorros a esse funcionário pelas equipes treinadas em RCP em resgate na empresa, os socorristas leigos treinados devem
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E. Vamos entender por que essa é a escolha certa e analisar as outras opções.

Alternativa E: A recomendação para socorristas leigos treinados é aplicar somente compressões torácicas, com ou sem assistência de atendentes, e considerar a aplicação de ventilações de resgate. Isso está em alinhamento com as diretrizes atuais da American Heart Association para suporte básico de vida, que enfatizam a importância das compressões torácicas imediatas e contínuas, enquanto as ventilações de resgate são opcionais dependendo do treinamento do socorrista.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Menciona iniciar as compressões torácicas antes das ventilações com uma frequência máxima de 100 compressões por minuto. No entanto, as diretrizes atuais recomendam uma frequência de compressão entre 100 a 120 compressões por minuto, tornando essa alternativa incompleta e, portanto, incorreta.

Alternativa B: Sugere ciclos de 30 compressões e 2 ventilações com ventilações durante pausas de 30 segundos. As diretrizes não recomendam pausas tão longas para ventilações, pois isso pode prejudicar a eficácia da RCP. A continuidade das compressões é crucial para manter o fluxo sanguíneo.

Alternativa C: Recomenda ciclos de 15 compressões e 1 ventilação, o que não está em conformidade com o protocolo padrão de 30 compressões para 2 ventilações em adultos. Além disso, menciona um tempo de 6 minutos, o que não é um padrão reconhecido.

Alternativa D: Fala sobre o uso de um tubo na via aérea supraglótica e ciclos de 30 compressões e 2 ventilações. Este procedimento é mais avançado e não se aplica a socorristas leigos, que devem focar em compressões torácicas. Esse nível de intervenção é adequado para profissionais de saúde com formação específica.

As diretrizes de RCP destacam a importância de garantir compressões eficazes, rápidas e contínuas, pois são fundamentais para aumentar a chance de sobrevivência de uma vítima de parada cardiorrespiratória.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cópia de dica de um colega (Mano Concurseiro, bublicado em 12/05/2017)

"De acordo com AHA 2015.

 

A RCP somente com compressão é mais fácil de ser executada por um socorrista não treinado e pode ser prontamente orientada por telefone por atendentes."

Pelo que entendi, dá a prioridade às compressão torácica, dado que as ventilações podem não ser eficientes (...)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo