No texto, observa-se o uso de alguns recursos de argumentaçã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na análise do texto, podemos identificar a presença de diversos elementos argumentativos que contribuem para a construção do discurso. No entanto, um recurso não foi utilizado:
- A) Dados estatísticos: Estão presentes no texto, como indicado pela menção de uma pesquisa que mostra que 88% das pessoas abandonam novos hábitos logo no início do ano.
- B) Intertextualidade: Também presente, pois há referências a outros textos, como a citação do autor Art Markman e seu livro "Smart Change".
- C) Interrogação: O texto faz uso de perguntas, como exemplo: "Sua lista de promessas tem mais de 10 itens?", o que demonstra a utilização deste recurso.
- D) Função apelativa: Observa-se no texto, indicando aconselhamentos, como na frase: "É melhor colocar na cabeça: 'Vou correr 10 quilômetros'".
- E) Epígrafe: Este é o único elemento que não encontramos no texto. A epígrafe é uma citação curta, geralmente no início de trabalhos acadêmicos, que se relaciona com o tema tratado, oferecendo uma perspectiva ou inspiração relacionada ao conteúdo.
Com base nessa análise, concluímos que o elemento ausente é a Epígrafe, o que nos leva ao Gabarito: E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: E
A) dados estatísticos → TEMOS SIM: Uma pesquisa mostrou que 88% das pessoas costumam abandonar o novo hábito já em fevereiro do ano seguinte [...].
B) intertextualidade → TEMOS SIM (trata-se de uma "conversa" entre textos"): Autor do livro Smart Change, Art Markman ressalta a importância de tornar novos hábitos mais fáceis de se executar e, ao mesmo tempo, dificultar hábitos antigos [...].
C) interrogação → TEMOS SIM: Sua lista de promessas tem mais de 10 itens? Vale a pena quebrar a cabeça para reduzi-la [...].
D) função apelativa → TEMOS SIM (trata-se da função conativa; é representada por ordens, aconselhamentos): É melhor colocar na cabeça: “Vou correr 10 quilômetros” do que simplesmente “Vou começar a correr”, é claro [...].
E) epígrafe → NÃO TEMOS ISSO NO TEXTO. Epígrafe é uma frase curta em forma de citação (geralmente de outro autor) que deve ser inserida no início de um livro, monografia e demais trabalhos no campo acadêmico. O objetivo da epígrafe é referir-se ao tema abordado, dando um sentido, motivação ou ideia quanto à realização da obra.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gabarito E - Epígrafe
É um título ou frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra.
O Arthur justificou bem o gabarito, mas existem outras definições para o termo "epígrafe" que são mais abrangentes. Não poderia o título desse texto se enquadrar na definição destacada abaixo?
"epígrafe
substantivo feminino
1. m.q. INSCRIÇÃO ('palavra ou frase que se grava').
2. título ou frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra; mote.
3. fragmento de texto, citação curta, máxima etc., colocada em frontispício de livro, no início de uma narrativa, um capítulo, uma composição poética etc."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo