Qual dos itens abaixo não é exemplo de memória não-volátil?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - RAM.
Vamos explorar o conceito por trás dessa questão. Memórias não-voláteis são tipos de armazenamentos de dados que mantêm as informações salvas mesmo quando o dispositivo não está recebendo energia. Agora, vamos entender cada uma das alternativas apresentadas em relação a esse conceito:
- A - FLASH: É uma memória não-volátil e regravável, usada em pen drives e cartões de memória.
- B - CD: O Compact Disc é um disco óptico usado para armazenar dados de forma não-volátil.
- C - ROM: Read-Only Memory, ou Memória Somente de Leitura, é não-volátil e contém dados que normalmente não podem ser modificados após a fabricação.
- D - RAM: Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório, é uma memória volátil. Isso significa que ela perde todos os dados quando o computador é desligado ou reiniciado.
- E - DVD: Digital Versatile Disc é outro formato de disco óptico utilizado para armazenar dados de maneira não-volátil.
Portanto, a alternativa D - RAM é a correta porque ela é o único tipo de memória listado que é volátil, ou seja, não mantém os dados armazenados após a interrupção do fornecimento de energia.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
Memórias Magnéticas
Alguns dos dispositivos de memória permanente (não volátil) de um computador usam uma tecnologia antiga, mas bem-sucedida, de retenção de informação: magnetismo. Isso mesmo! Algumas memórias usam ímãs para armazenar informações.
Há muito tempo as tecnologias magnéticas são usadas para armazenar informações na forma de campos de atração e repulsão magnética. Isso já era comum em dispositivos que não são mais tão usados hoje, como fitas cassete e fitas de videocassete e em mídias para computador, como os famosos disquetes e os ainda hegemônicos discos rígidos. Todos os equipamentos que usam memórias magnéticas são regraváveis (permitem que se gravem, apaguem e leiam as informações inúmeras vezes).
Discos rígidos (também conhecidos como winchesters, ou HDs), disquetes de vários tipos e fitas usadas em processos de backup são os mais comuns tipos de memórias magnéticas usadas na informática. Não se preocupe, caro leitor, veremos todos eles mais adiante.
Memórias Ópticas
Memórias mais baratas e, por isso, muito usadas atualmente, as memórias baseadas em superfícies que refletem luz são fáceis de encontrar em diversos tipos de mídias. Os discos de CD, DVD e agora seus sucessores (os discos de HD-DVD e Blu-Ray) são feitos com essa tecnologia.
Como a tecnologia óptica de armazenamento de dados é um tanto limitada (quanto às operações que se podem realizar com tais discos), há alguns discos graváveis, mas também há discos que não podem ser regravados.
(D)
RAM Memória volÁtil.
ROM Memória Não vOlátil.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo