A situação de morte e perda acompanha a sociedade desde a pr...
A situação de morte e perda acompanha a sociedade desde a pré-história, mesmo com os avanços e tecnologias com a premissa de curar ou garantir uma vida mais saudável ao ser humano, o ser humano continua a padecer sendo algo inerente e que eventualmente acontecerá, é um evento que tem potencialidade para abalar os componentes da família, trazendo inúmeras repercussões negativas na vida destes. Na situação de perda e luto, o familiar necessita de acompanhamento e auxílio profissional, para que ele possa transpor as fases do luto e perda e se restabelecer. A forma como cada ser humano vivencia o luto é diferente, no entanto, esse processo não se restringe apenas à família, mas a todos os responsáveis pelo cuidado daquele paciente em vida. Vivenciar um luto deve ser algo natural, para todos, é comum o sentimento de impotência, fracasso, tristeza e ansiedade, porém isso não pode influenciar no trabalho e no seu cotidiano. Sobre as Fases do Luto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as fases do luto à sua descrição:
Primeira coluna: fases
(1) Primeira Fase
(2) Segunda Fase
(3) Terceira Fase
(4) Quarta Fase
(5) Quinta fase
Segunda coluna: descrição
(__)A raiva chega quando a pessoa não tem mais como negar o fato e, portanto, começa a cultivar sentimentos e emoções de revolta. A pessoa enlutada, assim, tem dificuldades para entender os motivos da morte do ente querido e, então, começa a projetar a raiva por meio desse sentimento de inconformismo. Esse sentimento é mais intenso para família e os amigos da pessoa falecida e pode ser uma fase mais complicada e delicada de ser vivenciada.
(__)É o estágio em que sentimentos de tristeza juntam-se com a solidão e a saudade. Novamente, a pessoa não obteve sucesso na fase anterior, gerando um sofrimento ainda maior. A pessoa tende a ter maiores crises de choro, busca se isolar das outras pessoas, começa a questionar sobre a sua vida e em como a pessoa falecida faz falta em sua vida. É um período, portanto, em que a pessoa enlutada precisa de muito apoio de pessoas próximas, de modo que o sofrimento não se torne um transtorno depressivo. Se a pessoa receber acolhimento suficiente, isso contribuirá para que ela possa alcançar com mais facilidade o estágio seguinte.
(__)Esta fase é chamada de "negação" ou "isolamento", sentimento que a pessoa enlutada desenvolve diante do acontecimento. Como a morte é, muitas vezes, inesperada, a pessoa leva um tempo para absorver o ocorrido e tende a negar que ela aconteceu. Portanto, enquanto não "cair a ficha", a pessoa volta-se para a negação da situação. A aceitação parcial é uma fase que vem logo após a negação, sendo um estado temporário em que a pessoa se recupera do choque e está começando a se acostumar com essa nova realidade. É o momento, também, em que a pessoa começa a reagir e manifestar reações mais intensas no processo de luto. Esse é um estágio que pode ser visto como forma de defesa da mente sobre um ocorrido, até então, improvável e pode durar minutos ou até mesmo anos.
(__)Após a pessoa sentir e expressar toda a sua inconformidade pelo acontecimento, o seu sofrimento e a angústia causados pela perda, a raiva pelo ocorrido e os lamentos, é o momento de ela contemplar o luto com maior tranquilidade. O enlutado, então, já conseguiu passar pelos estágios anteriores, agora consegue se sentir em paz e tem maiores condições para organizar a sua vida. Porém, chegar à aceitação não significa que a pessoa está bem com o que aconteceu, principalmente se essa aceitação estiver relacionada a uma grande perda. A diferença é que, a partir de agora, a pessoa irá conseguir encarar o sofrimento da perda, com a consciência do que precisa ser feito daqui para frente. Ela reconhece essa nova realidade e tenta conviver da melhor forma possível.
(__)O sentimento de raiva não trouxe alívio, portanto, a pessoa enlutada começa a adquirir uma certa esperança de cura divina em troca de alguns méritos que ela acredita que possa reverter o acontecimento. Como esse sentimento ocasionado pelo luto não foi embora, a pessoa busca formas de sair dessa situação, podendo ser, também, uma maneira de prolongar o processo de luto. Nessa fase caracterizada como barganha ou negociação, a pessoa busca soluções do que poderia ter feito de diferente, mesmo que seja impossível reverter a situação. Além disso, a pessoa também adquire esperanças de mudança baseadas em juramentos e promessas.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: