Sobre o meio urbano e agrário no Brasil, assinale a alternat...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - "A extensão territorial do Brasil permite identificarmos diversos centros urbanos, que apresentam maior contingente populacional em relação à população rural."
A questão aborda o tema do meio urbano e agrário no Brasil, com ênfase na distribuição da população e nas características das atividades econômicas. É essencial compreender a urbanização e as atividades agrárias do país para responder corretamente.
Justificando a alternativa correta (B):
A alternativa B está correta porque, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui uma população predominantemente urbana. A urbanização é um processo evidente no país, especialmente a partir da segunda metade do século XX, quando houve uma migração massiva da população rural para as cidades em busca de melhores condições de vida e trabalho. Isso resultou em um grande crescimento dos centros urbanos.
Analisando as alternativas incorretas:
A: "As atividades de agricultura são responsáveis pela transformação dos espaços geográficos em regiões naturais, como a cultura do café no Recôncavo Baiano."
Esta alternativa está incorreta porque a agricultura, de fato, transforma os espaços geográficos, mas não os torna "regiões naturais". A cultura do café, por exemplo, transformou áreas naturais em áreas de cultivo, modificando significativamente o ambiente original.
C: "Com mais de cinco mil cidades, o Brasil possui cerca de quatro mil totalmente urbanas."
Esta alternativa está incorreta porque, embora o Brasil tenha um grande número de cidades, não é correto afirmar que cerca de quatro mil são totalmente urbanas. A maioria das cidades brasileiras combina áreas urbanas e rurais.
D: "O século XXI e suas tecnologias contribuem para a redução de investimentos no agronegócio brasileiro."
Esta alternativa está incorreta porque o século XXI, ao contrário, tem visto um aumento significativo nos investimentos em tecnologia no agronegócio. As novas tecnologias têm impulsionado a produtividade e eficiência do setor.
E: "Áreas de preservação permanente são importantes regiões para o desenvolvimento de atividades, como agricultura e pecuária, sobretudo nas grandes cidades."
Esta alternativa está incorreta porque áreas de preservação permanente (APPs) são protegidas por lei e não devem ser utilizadas para atividades como agricultura e pecuária, visando a preservação ambiental e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A extensão territorial do Brasil permite identificarmos diversos centros urbanos, que apresentam maior contingente populacional em relação à população rural.
Questão básica, visto que ela aborda sobre predominância da população brasileira, a qual desde de 1965. é predominantemente urbano. Hoje o país está entre mais urbanizados do mundo, com mais de 80% dos habitantes morando nas mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
O Recôncavo baiano é a região geográfica localizada em torno da Baía de Todos-os-Santos, abrangendo não só o litoral mas também toda a região do interior circundante à Baía. A cultura agrícola predominante é a mandioca
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 a maior parte da população brasileira, 84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.
Gabarito letra B
Não concordo que a extensão territorial do Brasil permite identificarmos diversos centros urbanos, que apresentam maior contingente populacional em relação à população rural.
Qual relação de extensão territorial com urbanização?
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo