Os seguintes conceitos são típicos dos modelos orientados a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47912 Engenharia de Software
Os seguintes conceitos são típicos dos modelos orientados a objetos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - método e polimorfismo.

A Engenharia de Software orientada a objetos é um paradigma baseado na ideia de "objetos", que podem conter dados, na forma de campos, muitas vezes conhecidos como atributos, e código, na forma de procedimentos, muitas vezes conhecidos como métodos. A alternativa E é a correta porque ela apresenta dois conceitos fundamentais dentro desse paradigma:

  • Método: Representa o comportamento de um objeto, ou seja, as ações que ele pode executar. Em programação orientada a objetos, métodos são como funções associadas a um objeto ou uma classe de objetos.
  • Polimorfismo: É a capacidade de um método processar objetos de maneira diferente dependendo da classe ou do tipo de dado a que eles pertencem. O polimorfismo permite que o mesmo nome de método possa ser usado para diferentes tipos de objetos, resultando em ações diferentes.

As outras alternativas mencionam termos que não são exclusivos ou específicos da orientação a objetos:

  • Evento e relacionamento são conceitos também utilizados em outros paradigmas, como programação baseada em eventos ou em sistemas de banco de dados.
  • Fluxo de dados e herança: enquanto herança é um conceito chave da programação orientada a objetos, o fluxo de dados é mais típico em contextos de programação funcional ou análise estruturada.
  • Entidade externa e classe: entidade externa é um termo mais comum em análises de sistemas, especialmente em diagramas de fluxo de dados, não sendo específico para orientação a objetos.
  • Seleção e processo são termos muito genéricos e podem ser aplicados a diversas áreas da computação, não sendo exclusivos da orientação a objetos.

Compreender esses conceitos é vital para a aplicação bem-sucedida da orientação a objetos em projetos de engenharia de software, pois eles formam a base sobre a qual o código é estruturado e organizado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 método e polimorfismo sao conceitos classicos de oop. Metodos sao os componenetes dos objetos que trocam mensagens entre si.Polimorfismo é a capacidade de um metodo ou classe assumir varias formas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo