Quanto à charge abaixo, analisar os itens que seguem: ...
O terceiro sentimento, geralmente de quem conhece a ciência que motivou o filme, é o de tentar analisar a correspondência entre a ficção roteirizada no filme e os conceitos científicos que a norteiam. E, nesse sentido, “Interestelar" é um exemplo notável. Nem poderia ser diferente. O filme teve a consultoria científica do renomado físico-teórico Kip Thorne, o que faz da obra de Christopher Nolan uma bela oportunidade para discutir diversos aspectos das teorias da relatividade, restrita e geral. Existem exageros no roteiro que alguns poderão classificar como erros científicos, mas são necessários para dar ritmo e graça à narrativa.
É bom lembrar, por exemplo, que o efeito estilingue na ergosfera (região mais exterior) do buraco negro mostrado no filme, e que alguns podem considerar um exagero, foi sugerido por Roger Penrose, renomado físico-matemático britânico e colaborador do também físico britânico Stephen Hawking, um dos mais famosos cientistas da atualidade.
Se, ao entrar na ergosfera de um buraco negro em rotação (caso do Gargantua, de “Interestelar"), um objeto for dividido em dois, uma parte poderá ser sugada pelo buraco negro e a outra será ejetada para fora com energia maior do que a que entrou.
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/... - adaptado.
Quanto à charge abaixo, analisar os itens que seguem:
http://www.google.com.br/search?q=charge+de+semantica
I - É uma referência ao casamento homoafetivo atual, embora ainda não aceito pela Igreja.
II - É uma crítica ao uso intenso e até mesmo exagerado
que se faz das redes sociais atualmente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É uma referência ao casamento homoafetivo atual, embora ainda não aceito pela Igreja: Correto. A igreja, ainda abole a união homoafetiva
É uma crítica ao uso intenso e até mesmo exagerado
que se faz das redes sociais atualmente.: Correto. Nos dias atuais o uso exagerado das redes sociais tem mobilizado grande parte da população levando ela a certos prejuízos como: desvio de atenção no trânsito, exposição da vida privada e etc. Na charge acima os NOIVOS nem se quer tiveram o respeito de deixarem os seus celulares desligados dentro da na igreja.
extrapolação, embora saibamos que a repúdia da relação homoafetiva pela igreja, que por alguns setores talvez seja atenuada, não se pode ter essa conclusão da charge. EU errei por ver uma causa de extrapolação nessa afirmativa, mas neh...
Se ficarmos restritos à charge, a igreja já aceitaria o casamento homoafetivo, pois é o padre quem está realizando o casamento entre as duas pessoas.
Você cobrar o que a igreja abole ou não numa clara exemplificação de extrapolação da afirmação. No mínimo caberia recurso e possível anulação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo