Em relação à pontuação, assinalar a alternativa INCORRETA:
O terceiro sentimento, geralmente de quem conhece a ciência que motivou o filme, é o de tentar analisar a correspondência entre a ficção roteirizada no filme e os conceitos científicos que a norteiam. E, nesse sentido, “Interestelar" é um exemplo notável. Nem poderia ser diferente. O filme teve a consultoria científica do renomado físico-teórico Kip Thorne, o que faz da obra de Christopher Nolan uma bela oportunidade para discutir diversos aspectos das teorias da relatividade, restrita e geral. Existem exageros no roteiro que alguns poderão classificar como erros científicos, mas são necessários para dar ritmo e graça à narrativa.
É bom lembrar, por exemplo, que o efeito estilingue na ergosfera (região mais exterior) do buraco negro mostrado no filme, e que alguns podem considerar um exagero, foi sugerido por Roger Penrose, renomado físico-matemático britânico e colaborador do também físico britânico Stephen Hawking, um dos mais famosos cientistas da atualidade.
Se, ao entrar na ergosfera de um buraco negro em rotação (caso do Gargantua, de “Interestelar"), um objeto for dividido em dois, uma parte poderá ser sugada pelo buraco negro e a outra será ejetada para fora com energia maior do que a que entrou.
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/... - adaptado.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre pontuação com base nas alternativas apresentadas. A alternativa INCORRETA é a alternativa D. Agora, vamos entender o motivo e também justificar as alternativas corretas.
Alternativa A: "Ainda em fase de formação, a área de baixa pressão que pode se transformar no ciclone Cari tem causado chuvas fortes em alguns pontos das regiões Sul e Sudeste desde o fim de semana."
A pontuação nesta alternativa está correta. A vírgula após "formação" está correta porque isola uma oração subordinada adjetiva explicativa. Não há problema na estrutura das frases ou na lógica do encadeamento das ideias.
Alternativa B: "Como está concentrado sobre o Atlântico, não deve chegar com intensidade ao continente, e a expectativa é que já tenha se afastado do Brasil na sexta-feira."
A pontuação está correta porque a vírgula após "Atlântico" separa uma oração subordinada adverbial causal. Além disso, a vírgula antes de "e" é adequada porque separa duas orações coordenadas assindéticas, mantendo a clareza do texto.
Alternativa C: "Algumas cidades podem ter pontos de alagamento e registro de ventos intensos, além de mar agitado, principalmente, na quarta-feira."
A pontuação aqui também está correta. A vírgula após "intensos" separa adequadamente os termos da oração, e a vírgula antes de "principalmente" isola corretamente o advérbio, dando ênfase ao elemento que ele modifica.
Alternativa D: "Até lá, porém, o instituto informa que há, previsão de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, concentradas em parte do Centro-Oeste e Sudeste do país."
Essa é a alternativa INCORRETA por causa da vírgula indevida após "há". A frase deveria ser: "Até lá, porém, o instituto informa que há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, concentradas em parte do Centro-Oeste e Sudeste do país." A vírgula antes de "previsão" quebra a fluidez da frase sem necessidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito LETRA D
Até lá, porém, o instituto informa que há, previsão de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, concentradas em parte do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Não se separa o verbo (o "há",nesse caso, é impessoal, mas apresenta objeto direto) do seu complemento "previsão de pancadas de chuva".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo